SóProvas


ID
131653
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

O princípio contábil da oportunidade estabelece que

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC N.º 750/93 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADESEÇÃO IIIO PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADEArt. 6º - O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.§ único – Como resultado da observância do Princípio da Oportunidade:I – desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência;II – o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários;III – o registro deve ensejar o reconhecimento universal dasvariações ocorridas no patrimônio da ENTIDADE, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão.
  • a) o patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio dos sócios ou acionistas. PRINCÍPIO DA ENTIDADE.

    b) as despesas e as receitas da entidade devem ser registradas no período em que forem incorridas e não no período em que ocorrer o desembolso ou o recebimento. PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA.

    c) os ativos devem ser avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, dos dois o menor. PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL.

    d) deve-se adotar, havendo duas alternativas igualmente válidas para mensuração do passivo, a de maior valor na escrituração contábil. PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA.

    e) o registro da mutação patrimonial deve ser feito de imediato, de forma integral, e na extensão correta de seus elementos quantitativos e qualitativos.PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE. ALTERNATIVA CORRETA. PRINCÍPIOPIPPPJJPRINCÍPIOPRINCÍPIOPRINCÍPIOPRINCÍPIO P

  • A) Princípio da entidade.
    B) Princípio da competência.
    C) Avaliação de ativos.
    D) Princípio da prudência.
    E) Correta.

    Abs...