SóProvas


ID
1317451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às atividades de construção, julgue os itens seguintes.

Na concretagem de estruturas protendidas, as cordoalhas ficam inicialmente soltas dentro da bainha, o que permite sua movimentação por ocasião da protensão.

Alternativas
Comentários
  • certo!

     

    a bainha é um tubo que passará a armadura ativa, esse tubo impede que o concreto entre em contato com o aço CP permitindo-o no tensionamento livre dilatância sem atrito com o concreto

  • Lembrando que há dois tipos de protensão:

     

    Protensão aderente: nesta modalidade de concreto protendido, o cabo fica isolado do concreto por meio da bainha metálica; após a protensão há necessidade de injetar nata de cimento para o completo preenchimento da bainha. Esta injeção reestabelece a aderência concreto/aço.

     

    As cordoalhas ficam aderidas à pasta de injeção que, por meio das bainhas corrugadas, aderem ao concreto da peça estrutural, impedindo o movimento relativo entre as cordoalhas e o concreto. As cordoalhas dividem espaço dentro de uma mesma bainha e de uma só ancoragem multicordoalha. São normalmente protendidas simultaneamente por um só macaco de protensão.

     

    Protensão não-aderente: dispensa de bainha metálica e a posterior injeção de nata de cimento. Além de tudo as cordoalhas são de fácil manuseio, de colocação e fixação sem maiores dificuldades, podendo ser facilmente desviadas dos obstáculos. A operação de protensão fica simplificada, tendo em vista que os macacos e o sistema de ancoragem foram especialmente projetados para níveis leves de protensão.

  • Achei a questão um pouco estranha...

     

    Apesar de não ter explicitado, ele está falando da protensão pós tracionado COM aderência (aderência cordoalha-bainha-concreto).

    Pelo que sei, na não é muito comum você concretar a peça já com as cordoalhas dentro das bainhas. Normalmente (pelo que já vi), concretam a peça apenas com as bainhas (tomando muito cuidado para não entrar material dentro da bainha) e posteriormente inserem as cordoalhas para protensão.

     

    *Lembrando que é muito importante garantir que não há material dentro da bainha antes de inserir as cordoalhas, aplicando pressões de ar para remover alguma coisa que possa prejudicar na aderência.

  • Solta para frouxa são diferenças gigantes de interpretação... por mais que não seja a laje de pretenção inicial não tem como ficar "solta", só não fica tensionada...

  • Se for pós tensão...

  • Em algumas questões de engenharia, a banca aparentemente deseja que o candidato faça algumas suposições. :'(