-
Na formação do blastocisto (blástula) depois da mórula, tem uma camada externa de células (trofoblasto) e um aglomerado de células interiores (embrioblasto) e um espaço chamado blastocele.
Quando o blastocisto se fixa no endométrio, o trofoblasto se divide em sinciciotrofoblasto (mais externo) e citotrofoblasto (mais interno) e o embrioblasto se torna mais visível com o epiblasto e hipoblasto ao redor da cavidade amniótica.
Pra mim essa questão está ERRADA, pois o trofoblasto, antes de se fixar, ainda é uma camada externa de células.
-
A placenta é um órgão materno-fetal que começa a se desenvolver a partir da nidação, ou seja, implantação do blastocisto.
Logo após a formação da cavidade blastocística o volume do fluido aumenta na cavidade e ele separa os blastômeros em duas partes: o trofoblasto e o embrioblasto que dará origem ao embrião.
Logo após aderir ao endométrio o trofoblasto começa a proliferar rapidamente, e gradualmente se diferencia em duas camadas uma interna de citotrofoblasto, uma camada de células mononucleadas mitoticamente ativa e que forma novas células que migram para a massa crescente de sinciciotrofoblasto onde se fundem e perdem suas membranas celulares; e uma externa de sinciciotrofoblastoformada por uma massa protoplasmática multinucleada, na qual nenhum limite celular pode ser observado.
-
Embrioblasto forma : Hipoblasto e o epiblasto
Trofoblasto forma: Sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto é responsável pela formação da parte embrionária da placenta.
-
Está correto! Essa massa interna que origina o embrião é a massa celular interna, chamada embrioblasto. O troflobasto forma a parte embrionária da placenta.
GABARITO: CERTO.
-
Certo.
O blastocisto é formado pela blastocele, pelo embrioblasto (massa celular interna) e por uma camada de células externas, chamadas de trofoblasto. O embrioblasto irá formar o embrião e o trofoblasto irá formar a placenta
FONTE: GRAN CURSOS
-
Inicia-se a fase do blastocisto aproximadamente no 5º dia de desenvolvimento do embrião, quando as células formam o trofoblasto, o embrioblasto e a blastocele.
O trofoblasto contribui para a formação da placenta, e o embrioblasto irá contribuir para gerar o embrião.