Gabarito: CERTO
ATENÇÃO: O comando da questão fala do Sistema Nervoso Autônomo e não das células musculares lisas e estriadas.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO (SNA)
O sistema nervoso autônomo é a parte do nosso sistema nervoso que controla as atividades involuntárias do organismo, tais como as contrações dos músculos lisos existentes nas paredes das vísceras, a frequência cardíaca, a respiração involuntária, a temperatura do corpo, a produção de secreções em muitas glândulas, etc. O sistema nervoso autônomo subdivide-se em simpático e parassimpático que, geralmente, têm atividades antagônicas (contrárias).
Sistema nervoso autônomo simpático
É formado por centros nervosos localizados nas regiões torácica e lombar da medula espinhal. Desses centros nervosos, saem fibras nervosas motoras que fazem sinapses com gânglios, de onde saem fibras (fibras pós-ganglionares) que, por sua vez, vão para o interior dos órgãos que serão controlados. Assim, fazem parte do sistema simpático centros nervosos medulares, gânglios nervosos, fibras nervosas pré-ganglionares e fibras nervosas pós-ganglionares.
Sistema nervoso autônomo parassimpático
É formado por centros nervosos localizados no encéfalo e na região sacral da medula espinhal, por gânglios nervosos e por fibras nervosas pré e pós-ganglionares.
Na maior parte dos órgãos controlados pelo SNA, há uma inervação mista, isto é, o mesmo órgão recebe fibras nervosas simpáticas e parassimpáticas. De modo geral, os sistemas simpático e parassimpático desencadeiam ações antagônicas em um mesmo órgão. Nos órgãos que recebem terminações nervosas mistas, as fibras pós-ganglionares simpáticas e parassimpáticas liberam mediadores químicos (neurotransmissores) distintos.
As fibras pós-ganglionares do simpático liberam noradrenalina, enquanto as fibras pós-ganglionares do parassimpático liberam a acetilcolina. Noradrenalina e acetilcolina desencadeiam ações antagônicas nos órgãos. Assim, de acordo com a conveniência do organismo, um determinado órgão pode ser ora inibido, ora estimulado, de maneira a garantir um desempenho fisiológico adequado ante uma determinada situação.
Vale a pena lembrar que alguns órgãos controlados pelo SNA não têm inervação mista. É o que acontece, por exemplo, com as glândulas sudoríparas e com os músculos eretores dos pelos, que têm inervação apenas simpática.
Fonte: Coleção 6V Bernoulli, Vol03