SóProvas


ID
1317709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As fotos do calendário 2011 da UnB retratam as aves encontradas no campus universitário. Uma das doze espécies retratadas no calendário é a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), bastante comum na cidade e com hábitos diurnos, diferentemente da maioria das corujas. A coruja-buraqueira vive em ambientes abertos como pastagens, restingas, savanas e gramados urbanos e cava buracos no solo, onde faz seus ninhos. De dia, é vista principalmente em vigia ao ninho e, à noite, realiza captura de presas, como pequenos vertebrados; também se alimenta de insetos e invertebrados e costuma esconder suas presas nas proximidades do ninho, para depois consumi-las ao longo do dia.

Internet:< www.unb.br/passaros/passaros.htm > (com adaptações).

Com base nas informações descritas e nos conceitos de ecologia, julgue os itens subsecutivos.

Características como vigília diurna do ninho, caça noturna, hábito de esconder alimentos e consumo da presa ao longo do dia estão inter-relacionadas e podem ser explicadas pela ecologia com base em conceitos como estratégia reprodutiva, trade-off e oferta de alimentos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Essas estratégias da coruja fazem parte do estudo da ecologia comportamental da espécie.

  • "Trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. De um modo geral podemos ver que as estratégias adotadas pelas plantas ou animais é um compromisso de alocação de energia a vários aspectos da sua história de vida, as quais contribuem para o fitness(aptidão) total. O resultado é um grupo de características as quais foram favorecidas pela seleção natural.Trade-off entre metabolismo primário e metabolismo secundário. Trade-off entre crescimento e reprodução. Trade-off entre grande produção de prole e cuidado parental".

  • Você já deve ter ouvido que tudo na vida têm um custo e não é possível possuir as duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, alguma coisa fica comprometida ao dar prioridade à outra. Para os organismos ocorre algo parecido que denominamos trade-off (comprometimento). Para o macho de peixe Thalassoma bifasciatum, ter um harén só é possível se ele investir em crescimento, mas por outro lado ele fica com pouca energia disponível para investir em reprodução enquanto machos menores que por sua vez não têm haréns podem investir mais em reprodução. Com aranhas, pode ocorrer a preferência de investir em número de ovos ou em tamanho de ovos comprometendo seu inverso.