SóProvas


ID
1317721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As fotos do calendário 2011 da UnB retratam as aves encontradas no campus universitário. Uma das doze espécies retratadas no calendário é a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), bastante comum na cidade e com hábitos diurnos, diferentemente da maioria das corujas. A coruja-buraqueira vive em ambientes abertos como pastagens, restingas, savanas e gramados urbanos e cava buracos no solo, onde faz seus ninhos. De dia, é vista principalmente em vigia ao ninho e, à noite, realiza captura de presas, como pequenos vertebrados; também se alimenta de insetos e invertebrados e costuma esconder suas presas nas proximidades do ninho, para depois consumi-las ao longo do dia. Internet:

< www.unb.br/passaros/passaros.htm > (com adaptações).

Com base nas informações descritas e nos conceitos de ecologia, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com o tipo de habitat escolhido para viver, a coruja-buraqueira poderia ser encontrada nas matas de galeria às margens dos cursos d’água do bioma cerrado.

Alternativas
Comentários
  • "cava buracos no solo, onde faz seus ninhos", imposibilidade de realizar essa ação em locais como matas de galeria proximos de curso d`agua.

  • ERRADA:

    Mata de galeria: são florestas que formam corredores ao longo dos rios e áreas húmidas e se projetam na paisagem.

  • Ela prefere ambientes abertos: pastagens, restingas, savanas e gramados urbanos. Diferente das matas galeria que são ambientes fechado com a presença de muitas árvores.