SóProvas


ID
1317748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As coleções biológicas, que podem ser definidas como conjuntos de organismos, ou partes destes, com informações conhecidas sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes, dividem-se em microbiológicas, histopatológicas e zoológicas. Devido à importância dessas coleções para os estudos da biodiversidade brasileira, os procedimentos de coleta, manipulação e conservação de microrganismos devem seguir normas específicas.

Julgue os itens de 113 a 116, relacionados aos procedimentos de laboratório necessários nesse contexto.

A manipulação de coleções de fungos classificados como dimórficos deve ser realizada em laboratórios com nível de biossegurança 4, recebendo as cabines de segurança biológica existentes nesse local a classificação de equipamentos de proteção coletiva.

Alternativas
Comentários

  •  O nível de Biossegurança 4 possui semelhanças quanto aos procedimentos e práticas estabelecidas ao nível de Biossegurança 3, nível de Biossegurança 2 e ao nível de Biossegurança 1, sendo acrescentado de especificidades que veremos a seguir, porisso recomendamos a leitura dos três níves anteriores, sendo que só deve operar com técnicos especializados e treinados em procedimentos de Biossegurança.

     Recomenda-se que os laboratórios de nível de Biossegurança 4, ou de contenção máxima, só funcionem sob o controle direto das autoridades sanitárias, além disso, dada a grande complexidade do trabalho, a equipe do laboratório deverá ter um treinamento específico e completo direcionado para a manipulação de agentes infecciosos extremamente perigosos e deverá ser capaz de entender as funções da contenção primária e secundária, das práticas padrões específicas, do equipamento de contenção e das características do planejamento do laboratório. É necessário a elaboração de um manual de trabalho pormenorizado; este deve ser testado previamente através de exercícios de treinamento.

     O nível de Biossegurança 4 é indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial relevado de transmissão por aerossóis, classificados como microrganismos da classe de risco 4.

     Os trabalhadores devem ser supervisionados por profissionais altamente competentes, treinados e com vasta experiência no manuseio dos agentes manuseados, além dos procedimentos de segurança específicos.

     O acesso ao laboratório deve ser rigorosamente controlado por sistemas automátizados. A instalação laboratorial deve estar localizada em uma edificação separada ou em uma área controlada dentro do edifício, que seja totalmente isolada de todas as outras. Um manual de operações específico para as instalações deve ser preparado ou adotado.

     O trabalho deve ser executado exclusivamente dentro de cabines de segurança biológica Classe III ou dentro de cabines de segurança biológica da Classe II associadas ao uso de roupas de proteção com pressão positiva, ventiladas por sistema de suporte de vida. O laboratório do nível de Biossegurança 4 deve possuir características específicas quanto ao projeto e a engenharia para prevenção da disseminação de microorganismos no meio ambiente.

  • ERRADA.

    Microrganismos de Classe 4 são potencialmente perigosos para a comunidade quanto para os que trabalham no laboratório, como o vírus Ebola.

    Fungos dimórficos possuem menor grau de periculosidade.