SóProvas


ID
1317757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As coleções biológicas, que podem ser definidas como conjuntos de organismos, ou partes destes, com informações conhecidas sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes, dividem-se em microbiológicas, histopatológicas e zoológicas. Devido à importância dessas coleções para os estudos da biodiversidade brasileira, os procedimentos de coleta, manipulação e conservação de microrganismos devem seguir normas específicas.

Julgue os itens de 113 a 116, relacionados aos procedimentos de laboratório necessários nesse contexto.

A coleta de qualquer material microbiológico no território nacional para a sua manutenção em coleções biológicas necessita de autorização do IBAMA.

Alternativas
Comentários
  • 1.    Atividades cuja execução não depende de autorização ou licençado ICMBio.

    Não é exigida a autorização ou licença do ICMBio para a execução em áreas localizadas fora de unidade de conservação federal, cavidade natural subterrânea, Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN e Área de Proteção Ambiental – APA, das seguintes atividades de coleta e transporte de:

    A. Fezes, regurgitações, pelos, penas e dentes, quando não envolver a captura de espécime.

    B. Material botânico, fúngico e microbiológico, exceto quando se tratar de vegetais hidróbios ou espécies que constem nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

    C. Solo e água para fins de análise físico-química.

    D. Animais encontrados mortos, para aproveitamento científico ou didático.