RESOLUÇÃO: O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso através de expressões em latim. São temas simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a "aurea mediocritas" ("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razão.
Resposta: D
a) os poetas árcades, apesar de burgueses, privilegiavam os sentimentos em vez dos valores materiais, reflexão presente no segundo terceto do poema.
Correta, Respondendo a Paula: Sim Paula eles eram burgueses eles colocavam pseudônimo pra não se indentificar por exemplo o cara que escrevia era burguês porém ele assinava no poema como sendo o Joãozinho que morava no campo que só queria uma vida tranquila
b) os poetas árcades propunham como ideal uma vida em tranquilidade, junto à natureza, exemplificada no primeiro terceto do poema.
Errada, a assertiva tá toda correta porém ela se torna errada porque afirma que no terceto do poema ele fala que os poetas árcades propunham uma vida de tranquilidade o que se torna errada pois no terceto do poema ele não se trata disso perceba que embaixo ele da a bibliografia de onde ele tirou o texto que foi da Cartas Chilenas e as cartas chilenas ela é uma satíra, ou seja, faz uma crítica a sociedade
c) os poetas árcades inspiraram-se na literatura da Antiguidade Clássica, e o tema da mitologia está em evidência no poema.
Errada, a assertiva tá correta porém o texto que ele colocou não fala sobre isso
d) os poetas árcades recuperaram valores neoclássicos, como o carpe diem, aproveitar o momento presente, o qual está enunciado no segundo quarteto do poema.
Errada, os poetas árcades eles são poetas neoclassicos neoclassicismo é a mesma coisa que arcadismo então como eles iam se inspirar neles mesmos?
e) os poetas árcades valeram-se do conceito de aurea mediocritas, certos da felicidade que lhes traz cada instante, reflexão presente no último terceto do poema.
Errada, o conceito de Aurea Mediocritas é a vida tranquila