SóProvas


ID
1318492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do controle da produção de vacinas e antígenos pelo MAPA, julgue o item subsecutivo.
A fabricação de antígenos para diagnóstico de brucelose causada por Brucella abortus, Brucella melitensis e Brucella suis pode ser realizada, mediante aprovação do MAPA, a partir de cepas que não a Brucella abortus 1119-3.

Alternativas
Comentários
  • 2 PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ANTÍGENOS PARA DIAGNÓSTICO DA BRUCELOSE.  2.1 DEFINIÇÃO  Os antígenos para o diagnóstico sorológico da brucelose, causada por espécies lisas da bactéria (B. abortus, B. melitensis e B. suis), são preparados a partir de culturas de referência certificadas de Brucella abortus 1119­3, cultivadas em tanques de fermentação ou garrafas tipo Roux, inativadas e padronizadas conforme normas estabelecidas pelo MAPA, sendo de uso veterinário exclusivo. Outras cepas podem ser utilizadas para a fabricação de antígenos para diagnóstico da brucelose, desde que aprovadas pelo MAPA. 

  • A Assertiva está CORRETA.

    A elaboração dos antígenos só podem ser fabricados sob autorização e conforme normas do MAPA.

    A elaboração dos antígenos só pode ser feita a partir de culturas de Brucella abortus 11193.

    O uso de outras culturas para elaboração de antígenos pode até ser permitido, desde que o MAPA aprove/autorize.

  • Complementando..

    Para as vacinas é utilizado Brucella abortus B19 e para os antígenos para diagnóstico sorológico a cultura referência certificada Brucella abortus 1119-3 ou outra aprovada pelo MAPA.

    Bons estudos!