SóProvas


ID
1318618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à insuficiência renal crônica (IRC), julgue o item que se segue.
O estadiamento da IRC é realizado com base nos valores da creatinina sérica. No estágio quatro, os cães e os gatos apresentam valores de creatinina superiores a 4,0 mg/dL e 5,0 mg/dL, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Na tentativa de padronização de prognóstico e tratamentos adequados ao grau de severidade da DRC, a International Renal Interest Society (IRIS, 2006) dividiu a mesma em estágios:

    • "O estágio I da DRC define-se por estado não azotêmico, mas há alguma alteração renal presente, tal como inabilidade renal de  concentração urinária, proteinúria renal e alterações renais ao exame de imagem e de biópsia. O estágio II caracteriza-se pela presença de discreta azotemia em avaliações seriadas (creatinina sérica entre 1,4mg dL -1e 2,0mg dL -1 para cães e de 1,6mg dL -1 a 2,8mg dL -1 para gatos). Pacientes nos estágios I e II não apresentam manifestações clínicas de disfunção renal, à exceção de poliúria e polidipsia. Ocasionalmente gatos com DRC em estágio II podem apresentar perda de peso e apetite seletivo; contudo, na presença de complicações da DRC, tais como pielonefrite e nefrolitíase, as manifestações clínicas podem se tornar mais evidentes (POLZIN et al., 2005). O estágio III é definido pela presença de azotemia em grau moderado (creatinina sérica entre 2,1mg dL -1 e 5,0mg dL -1 para cães e de 2,9mg dL -1 a 5,0mg dL -1 para gatos). O paciente poderá apresentar manifestações sistêmicas da perda de função renal. A  progressão da DRC nos pacientes desse estágio geralmente está ligada aos mecanismos de progressão espontânea da doença (autoperpetuação), mas pode também se relacionar às causas desencadeantes. O estágio IV caracteriza-se pela presença de intensa  azotemia (creatinina sérica superior a 5,0mg dL -1 para cães e gatos). Nesse estágio, o paciente apresenta importante perda da função renal que pode estar relacionada à falência renal e apresentar diversas manifestações sistêmicas da uremia como, por exemplo, alterações astrintestinais, neuromusculares ou cardiovasculares."


      Fonte:

      Classificação em estágios da doença renal crônica em cães e gatos - abordagem clínica, laboratorial e terapêutica. Ciência Rural, Santa Maria, Online.