SóProvas


ID
132010
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2009, ocorreu em Copenhague a COP-15, em que ficou definido o acordo climático, já assinado por mais de cem países. Dos cinco maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo (China, EUA, União Europeia, Índia e Rússia), até março de 2010 somente um deles ainda não havia aderido ao acordo. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra "E"
  • LETRA E.No entanto que não assinou o protocolo de Kyto foi os EUA
  • ESSA RÚSSIA E UMA........
  • Achei que fosse a China, pois eles já deixaram mais do que claro que só vão começar a reduzir os poluentes quando se tornarem desenvolvidos.

  • Hoje, em dezembro de 2011, a Rússia é signatária do acordo, deixando os EUA na incômoda posição de não terem assindo o acordo. Portanto, o gabarito está ERRADO!
  • GABARITO ERRADO!!!!!!!

    os EUA não assinaram e a Rússia aderiu em 2004 com a mão de Vladimir Putin.

    EUA

    No último dia da COP-15, 18 de dezembro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a barganha entre os países ricos, os responsabilizando pelo preço mais alto na reparação da poluição causada pelas nações que se industrializaram mais cedo. O presidente brasileiro, sob aplausos, afirmou:

    “Quando falamos em dinheiro, não podemos pensar em favor ou que estamos dando uma esmola. Os ricos têm que saber que estão pagando pelas emissões das últimas duas décadas. Os países em desenvolvimento não querem discutir apenas o meio ambiente, mas querem também falar de desenvolvimento e oportunidade”.

    Segundo a ONG Sierra Club, um dos culpados é o Senado dos EUA, que não aprovou a legislação defendida por Obama, presidente dos EUA, para a redução das emissões por parte das empresas norte-americanas.

    RÚSSIA
    da Folha Online


    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta sexta-feira a ratificação do Protocolo de Kyoto, que tem como objetivo reduzir o aquecimento global. A assinatura do documento por Putin abre caminho para que o tratado para a redução da emissão de gases poluentes entre em vigor a partir de 2005.

  • A questão é clara ''até março de 2010 somente um deles ainda não havia aderido ao acordo''.Essa questão é pegadinha,todo mundo poderia pensar em China ou EUA,mas o gabarito está indicando a Russia.Questão difícil...Se eu não me engano foi os EUA que não assinaram porque não queriam diminuir consideravelmente o seu crescimento economico por eles etavam passando por uma severa crise economica...

     Deus é fiél...
  • COP15: Russia’s Position on Climate Change Doesn’t Go Far Enough

    Many people have asked me about the Russian Government’s position in Copenhagen. I have spent so much time in Russia over the years and have seen, myself, the impacts of climate change in Russia. We are seeing forests dry out, die from disease and burn. Historically, some in Russia’s elite have thought that climate change will be positive for Russia, since it will lead to more agricultural land. However, the Russian Hydrometeorological Service – a Russian government agency – recently issued a report detailing climate change’s likely impacts on Russia. The report clearly stated that climate change will have far-reaching negative impacts.

    Yet the Russian government position in Copenhagen unfortunately appears to be self-serving. Russia wants to use existing carbon credits in the future. This seems reasonable, except that Russia earned those credits due to a collapsing economy after the fall of the Soviet Union, not due to efforts to become energy efficient or reduce emissions. The Russian Government wants to be allowed to increase emissions in the future. That is the wrong direction.

     

    The Russian government is taking a few baby steps. President Medvedev, on the eve of flying to Copenhagen, signed Russia’s “climate doctrine.” The doctrine calls for a 40 percent improvement in energy efficiency and is accompanied by a new law on energy efficiency. These are important measures, but Russia can and should do more to demonstrate that it is a world leader in the fight against climate change. For starters, it is in Russia’s interests – and the world’s – to reduce agricultural and forest fires that contribute to black carbon emissions.

    Thankfully, Russia has a strong environmental movement that is calling for more action.

  • 30 de Janeiro de 2010

    acesso em: 
    http://www.ecopolitica.com.br/2010/01/30/o-acordo-de-copenhague-ganha-vida/

    Estados Unidos e União Européia aderiram formalmente ao Acordo de Copenhague sem reservas. Os países do BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) fizeram questão de dizer que ele não é legal. Legal só o Protocolo de Kyoto. Faz diferença, se eles aderirem formalmente e registrarem publicamente suas ações voluntárias quantificadas? Essa é realmente uma divisão importante entre potências desenvolvidas e emergentes?

    Fico cada vez mais inclinado a responder não às duas questões acima.

    Vamos ser práticos. O Protocolo de Kyoto é legalmente vinculante. Mas suas metas são tão baixas, que se tornaram irrelevantes. O EUA não ratificou o Protocolo. Os países do BASIC são “não-Anexo I”, o que significa que não têm obrigações legalmente vinculantes.

    O resultado concreto é que o Protocolo de Kyoto tem uma cobertura muito parcial das emissões totais de gases estufa. O fato de ser legalmente vinculante não fez qualquer diferença na trajetória das emissões ou no comportamento das Partes do Protocolo. Para os países do BASIC o caráter legal do Protocolo significa que os países desenvolvidos têm obrigações legais e eles não, porque não estão no Anexo I. O EUA jamais ratificará o Protocolo de Kyoto. Houve pouquíssimo progresso nas negociações para o Segundo Período do Protocolo. E China, Brasil e Índia não estarão no Anexo I no período pós-2012. Sem EUA, China, Brasil e Índia, ele continuará um instrumento ineficaz para enfrentar a ameaça da mudança climática global.

  • O país que não aderiu prontamente ao Acordo de Copenhague foi a Rússia. Fato mais recente a respeito desse tema e que pode ser cobrado em provas é o acordo feito por Estados Unidos e China e novembro de 2014 para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os dois países são os maiores emissores desse tipo de gás, tendo grande responsabilidade no quadro de mudanças climáticas.A alternativa correta é a letra (E).


    Resposta: E