SóProvas


ID
1320259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente recebeu tratamento quimioterápico endovenoso com vincristina. Passadas 48 horas do término da infusão, ele retornou ao serviço com queixas de dor, vermelhidão e pequenas vesículas no local da aplicação, porém não queria esperar por avaliação do enfermeiro responsável e pediu orientação de como proceder em casa. Nessa situação, o responsável pelo atendimento deve

manter elevado o membro que apresenta vermelhidão, iniciar a aplicação de compressas mornas no local da dor e fazer que o paciente aguarde até a avaliação do enfermeiro e do médico responsáveis.

Alternativas
Comentários
  • Muitas das reações adversas da vincristina são inevitáveis e representam a ação farmacológica do medicamento; algumas delas, como a leucopenia e a trombocitopenia, são usadas como indicadores da eficácia da medicação. São de incidência mais freqüente: queda de cabelo, visão dupla e turva, dificuldade para andar, cefaléias, debilidade, constipação, edemas dos membros inferiores. São de incidência menos freqüente: enjôos, confusão, alucinações, anorexia, crises convulsivas, micção dolorosa ou difícil. Requerem atenção médica se persistirem ou são nocivos: distensão abdominal, diarréia, perda de peso, náuseas e vômitos, erupções cutâneas.

    REFERÊNCIA: http://www.misodor.com/FARMACON/VINCRISTINA.html