SóProvas


ID
1320367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hemoterapia vem ganhando destaque em todo país devido aos avanços tecnológicos desenvolvidos e à preocupação crescente dos serviços hemoterápicos em oferecer segurança aos pacientes que necessitam submeter-se a transfusão sanguínea. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Em caso de reação transfusional hemolítica aguda, os sinais e sintomas costumam aparecer em até trinta minutos após o início da infusão do hemocomponente. A reação hemolítica aguda é uma reação transfusional severa e com alto índice de letalidade.

Alternativas
Comentários
  • A questão está incompleta. Exsitem dois tipos de reação hemolíticas agudas (RHA):

     

    1. RHA imunológica: reação caracterizada por uma rápida destruição de eritrócitos durante a transfusão ou até 24 horas após, por incompatibilidade ABO ou de outro sistema eritrocitário. Reação muito grave e pode levar a óbito em um período de 10 a 20 minutos após o início da transfusão com apenas 100 mL de concentrado de hemácia ABO incompatível.

     

    2. RHA não imune: caracteriza-se por hemólise, durante a transfusão ou até 24 horas após, com ou sem sintomas clínicos significativos, sem evidência de causa imunológica.

     

    Pelo gabarito foi considerado o tipo 1.