SóProvas


ID
1320625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da estrutura e da função dos sistemas orgânicos, julgue o próximo item.


A mucosa esofágica está revestida por epitélio estratificado pavimentoso ceratinizado, impedindo agressões físicas causadas pelo atrito com o alimento.

Alternativas
Comentários
  • o esófago é um órgão tubular com cerca de 25 cm de comprimento e com um diâmetro de aproximadamente 2 cm. Constituído por paredes musculosas e revestido no seu interior por uma delicada membrana mucosa, divide-se em três partes:

    • A parte cervical, com cerca de 3 a 4 cm, atravessa o pescoço por trás da laringe e da traqueia.

    • A parte torácica, com cerca de 18 cm, cruza o peito por trás do coração e em frente à coluna vertebral.

    • A parte abdominal, com cerca de 2 a 3 cm, atravessa o diafragma através de um orifício denominado hiato esofágico, pelo qual entra no abdómen, acabando no estômago.

  • O erro está em dizer que é queratinizado!

    A mucosa é a camada mais interna do órgão, revestindo a sua luz, composta por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado sobre a lâmina própria, que é formada por tecido conjuntivo rico em vasos sanguíneos e é separada da submucosa pela camada muscular da mucosa, composta por camadas de células musculares lisas. A submucosa é constituída por tecido conjuntivo que contém glândulas esofágicas com ácinos mucosos, porém esse corte não contemplou essas glândulas. Após a submucosa vem a camada muscular, constituída nesse corte por músculo estriado esquelético. A medida em que o órgão se alonga, essa camada de músculo estriado esquelético é substituída por uma camada circular interna e por outra longitudinal externa de células musculares lisas. Apenas a parte do esôfago que está na cavidade peritoneal é recoberta por uma membrana serosa. O restante é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, a adventícia, que se mistura, com o tecido conjuntivo circundante.A mucosa é a camada mais interna do órgão, revestindo a sua luz, composta por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado sobre a lâmina própria, que é formada por tecido conjuntivo rico em vasos sanguíneos e é separada da submucosa pela camada muscular da mucosa, composta por camadas de células musculares lisas. A submucosa é constituída por tecido conjuntivo que contém glândulas esofágicas com ácinos mucosos, porém esse corte não contemplou essas glândulas. Após a submucosa vem a camada muscular, constituída nesse corte por músculo estriado esquelético. A medida em que o órgão se alonga, essa camada de músculo estriado esquelético é substituída por uma camada circular interna e por outra longitudinal externa de células musculares lisas. Apenas a parte do esôfago que está na cavidade peritoneal é recoberta por uma membrana serosa. O restante é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, a adventícia, que se mistura, com o tecido conjuntivo circundante.

  • Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado: superfícies secas.

    Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado: superfícies úmidas.

  • Esôfago: Camada mucosa (M) - epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado que fica sobre uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo; Camada submucosa (S) - tecido conjuntivo denso não modelado, contendo vasos sanguíneos. Possui glândulas tanto na submucosa como na mucosa; Camada muscular (Mu) - duas camadas: a circular interna e a longitudinal externa. Camada serosa (Se) -  tecido conjuntivo denso não modelado.