SóProvas


ID
1322131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   Grandes mudanças na área médica e o avanço tecnológico nas técnicas terapêuticas têm pressionado por mudanças na construção e na manutenção do edifício hospitalar, e na própria forma de se conceber os hospitais. (...) Flexibilidade é a capacidade dos espaços construídos se adaptarem às novas necessidades hospitalares. Estes devem ser capazes de cada vez mais rapidamente adaptarem-se à alteração de uso, e introdução de novas instalações e equipamentos. (...) A regularidade e modulação das estruturas conferem flexibilidade e padronização ao projeto.(...) O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. Na fase preliminar, implica uma segmentação precisa do projeto em tarefas. A regularidade não impede a adoção de várias modulações. Cada área, de acordo com as suas características, deverá ter o tratamento mais adequado às suas disposições e dimensões.

Idem, ibidem.

Considerando as informações apresentadas, julgue o item seguinte.

Um centro cirúrgico deve ser projetado com sistema de divisórias facilmente removíveis, para permitir a constante adaptação às novas técnicas cirúrgicas. A modulação destas divisórias deve ser adequada às especificidades dos equipamentos desse setor.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro seja afirmar que é obrigatório. "As salas de cirurgia devem ter área mínima de 20m2, mas se aconselha que seja efetuado pré-dimensionamento cuidadoso relativamente aos tipos de procedimentos que ocorrerão, pois é cada vez maior a quantidade de equipamentos necessários para a realização dos atos cirúrgicos." https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/31571/1/CARVALHO_Antonio%2520Pedro-Introducao%2520Arq%2520Hosp-2014.pdf