-
que questão mal escrita
ela quis dizer mais ou menos isso:
"O estoque mínimo é a quantidade mínima que deve existir em estoque. Ele
objetiva garantir o funcionamento da organização em face de eventuais
atrasos no ressuprimento de materiais e não define com precisão, em seu
conjunto de itens que compõe o estoque, quais entre
eles fazem parte do estoque mínimo, o que possibilita a utilização do
modelo PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) que auxilia no controle da validade
dos materiais."
-
Sem pé nem cabeça essa redação
-
E a explicação?
-
Pelo que entendi realmente não há perda de validade pelo método PEPS.
-
O estoque mínimo está situado internamente a todo o estoque. Utiliza_se o PEPS como forma de controle de validade dos materiais.
-
O que enunciado quis dizer é que o estoque mínimo de itens também faz parte do sistema de reposição PEPS, de forma que a validade dos itens do estoque mínimo é levada em consideração no fluxo de saída dos materiais.
Exemplificando: o PEPS não é manuseado de forma que o Estoque de Segurança fique completamente parado e inerte. Imagine algum item que tenha prazo de validade de 6 meses e que esteja no estoque de segurança. Pelo sistema de reposição PEPS, o estoque de segurança vai ter um fluxo de entrada e saída do mesmo jeito que o estoque médio, de forma que o Estoque de Segurança não sofra com obsolescência ou perda de validade dos itens.
Se o modelo PEPS dispusesse de forma rígida quais itens ficarão no Estoque de Segurança, os itens poderiam sofrer com a perda de validade.
Resumo para anotação: Estoque de Segurança não fica totalmente inerte, pois os itens acabariam sofrendo a ação do tempo (obsolescência, perda de validade...). Então, se o Estoque de Segurança é composto de 30 itens, e dentre eles 10 estão mais perto da expiração, esses 10 vão acabar saindo e mais 10 itens novos vão entrar para compor o ES.
-
Coisa mais rara agora é ver comentário de professor...
-
ou seja.........eu tenho 10 itens e meu estoque é de 5 desses 10 itens........dentre os 10 itens não necessariamente será definido quais deles fazem parte do estoque mínimo.....o consumidor pode escoher qualquer um que o estoque mínimo já foi definido
-
Questão de interpretação mesmo, achei muito boa.
-
Questão desatualizada (2010).
Hoje em dia já é possível definir com precisão (...e não define com precisão...), por meio de cálculos e classificações (perecível ou não e volume, por exemplo) o quantitativo do estoque mínimo.
Logo, se fosse hoje, a questão deveria ser dada como errada por essa questão explicada acima.
Ref: prof Bruno Eduardo