CESPE é complicada.
"Em um processo de avaliação de tecnologia em saúde, eficácia e eficiência consistem na obtenção dos objetivos propostos, mediante a utilização adequada dos recursos disponíveis."
Entendi como correta a definição de eficácia e eficiência.
No mundo da CESPE, ao aplicá-las na avaliação de tecnologia em saúde, observar a eficácia e eficiência de uma determinada tecnologia (ou seja, observar se essa nova tecnologia funciona e funciona economicamente; ou se a velha tecnologia ainda funciona e ainda compensa) é diferente de 'obtenção dos objetivos propostos, mediante a utilização adequada dos recursos disponíveis'.
Objetivos propostos por quem? Pela tecnologia? Se fosse, estaria correto.
Confesso não enxergar o erro, se alguém tiver uma luz só responder.
Um resumo:
Avaliação de Tecnologias em Saúde - ATS
Objetivo: Análise e síntese dos benefícios para a saúde e das consequências econômicas e sociais do emprego das tecnologias em saúde.
Observa-se: segurança, acurácia, eficácia, efetividade, custos, custo-efetividade, impacto orçamentário, equidade e impactos éticos, culturais e ambientais.
Esta avaliação busca auxiliar os gestores em saúde na tomada de decisões coerentes e racionais quanto à incorporação de tecnologia em saúde emergentes e novas, e o abandono das tradicionais ou obsoletas.
A ATS é uma área de atuação multidisciplinar, na qual diferentes profissionais, como médicos, engenheiros, economistas, estatísticos, matemáticos e pesquisadores com outras formações utilizam modelos analíticos desenhados a partir de uma variedade de métodos para comparar as tecnologias em saúde.
Fonte:
http://www.ccates.org.br/areas-tematicas/avaliacao-de-tecnologias-em-saude/
e outras que perdi