SóProvas


ID
1322935
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na identificação isolada de ossos quanto à espécie, se humana ou animal, são considerados elementos de estudo para estabelecer parâmet ros comparativos:

Alternativas
Comentários
  • REGULAR, RETANGULAR e HORIZONTAL, sendo comumente visto em mamíferos. Todavia, raramente pode ser observado em ossos humanos, especialmente em crianças. Os ósteons secundários (OU SISTEMAS DE HAVERS) constituem pequenos pacotes de osso lamelar que circundam um canal de HAVERS. Embora a maioria dos vertebrados não exiba um PADRÃO DE OSSO HAVERSIANO DENSO, como nos seres HUMANOS, estudos comparativos revelam que nem sempre é possível uma identificação positiva pelo encontro desse padrão. Humanos - OSSO HAVERSIANO DENSO (em forma concêntrica) Animais – OSSO PLEXIFORME (retangular, regular e horizontal). A maioria dos ossos de animais foi distinguida dos ossos humanos pela presença difundida do OSSO PLEXIFORME.

  • Quando é encontrado um osso ou apenas fragmentos do corpo humano, a primeira identificação que deve ser feita é quanto à espécie, onde será determinado se aquele osso/fragmento é pertencente a um ser humano ou a outro mamífero.

    A identificação da espécie poderá ser feita através da analise do osso, no qual será feito um corte e, com a separação dos fragmentos, será possível visualizarmos manchas negras.

    Essas manchas negras formam canais, denominados de “canais de Harvey”, quando as manchas desses canais forem ovais, o osso será de um ser humano. Se essas manchas forem circulares, o osso pertencerá a um mamífero que não o ser humano.

    Outro meio de identificação da espécie é através do sangue. A hemácia do sangue humano é anucleada e bicôncava, enquanto que a hemácia do sangue dos demais mamíferos é nucleada e côncava.

  • Para os não assinantes, letra B