A Docimásia Hidrostática de Galeno é dividida em 04 fases:
1ª Fase:
A traquéia, a laringe, a língua, o timo e o coração (bloco do sistema respiratório) são colocados em um recipiente com água. Se estes órgãos flutuarem por inteiro ou à meia-água, fica comprovada a respiração autônoma do feto. Se não flutuarem, continua-se o exame passa-se à segunda fase.
2ª Fase:
Separam-se os pulmões do restante do trato respiratório no fundo do recipiente. Se os pulmões flutuarem, fica comprova a respiração autônoma do feto (possui ar nos pulmões). Se os pulmões se mantêm no fundo, continua-se com o exame e passa-se à fase seguinte.
3ª Fase:
São cortados, no interior do líquido, vários fragmentos de pulmão e observa-se seu comportamento. Se alguns fragmentos flutuam, a fase é considerada positiva, mas se todos os fragmentos continuam no fundo, a fase é negativa, passando-se, então à quarta e última fase.
4ª Fase:
Alguns desses fragmentos de pulmão são comprimidos, com os dedos, contra as paredes do recipiente. Se ocorrer o desprendimento de finas bolhas gasosas misturadas com sangue, é esta fase considerada positiva. Caso contrário, é negativa.
Resultados da Prova de Galeno:
Se as fases 1, 2 e 3 forem consideradas positivas, constata-se que houve respiração e que, conseqüentemente, o feto nasceu com vida.
Se apenas a Fase 4 foi considerada positiva, a constatação da respiração é duvidosa.
Se a Fase 4 foi considerada negativa, constata-se que não houve respiração.
A Docimásia Hidrostática de Galeno apenas tem validade nas primeiras 24 horas após a morte, devido à putrefação cadavérica, decorrido este período.
Para a comprovação do nascimento com vida, ou seja, de que o ser humano respirou, utiliza-se obrigatoriamente um conjunto de provas denominadas docimasias, e pelas provas ocasionais. As docimasias baseiam-se na possível existência de sinais de vida, manifestados principalmente nas funções respiratórias, digestivas e circulatórias.
O pulmão que não respirou é menor, tem cor vermelho-pardo, aspecto uniforme, parecendo o tecido do fígado e te bordas finas. Já o pulmão que respirou é maior, ocupa toda a cavidade torácica, tem cor vermelho-claro, consistência de esponja e crepita quando espremido (sai ar e sangue).
A docimasia hidrostática pulmonar de Galeno é uma das mais antigas e, por prática, usada correntemente. Baseia-se na densidade do pulmão que respirou e do que não respirou. O pulmão que respirou tem densidade entre 0,70 e 0,80. Posto em recipiente contendo água em temperatura ambiente, o pulmão que respirou forçosamente flutuará, pois seu peso específico é mais leve que o da água. Inversamente, o pulmão que não respirou não sobrenadará, por ter peso específico maior que o da água (entre 1.040 e 1.092). Essa docimasia apresenta quatro fases:
1. Em um recipiente contendo água, em temperatura ambiente, coloca-se em bloco a árvore traqueobrônquico, a língua, os pulmões, o timo e o coração, e observa-se se flutua por inteiro ou a meia água, ou se afunda.2. Separados pelos hilos os pulmões das demais vísceras no fundo do vaso, se eles sobrenadam por inteiro ou a meia água, diz-se positiva a prova, sendo, segundo alguns, desnecessário seguir nas próximas fases.3. Incisar um pulmão inteiro no fundo do reservatório com água e observar se algumas ou todas as suas partes flutuam, sendo positiva se flutuarem. A prova será negativa se todos os fragmentos pulmonares permanecerem no fundo do vaso.4. Consiste em comprimir energicamente pela mão voltada para a superfície ou contra a parede do vaso contendo água um fragmento de pulmão que não tenha flutuado; se houver desprendimento de finas bolhas gasosas misturas com sangue, a fase é considerada positiva.
A) ERRADO. Saída de bolhas de ar após compressão de fragmentos é considerada quarta fase positiva.
B) ERRADO. Flutuação do bloco de órgãos é considerada primeira fase positiva.
C) ERRADO. Afundamentos do bloco de órgãos é considerada primeira fase negativa.
D) CERTO. Como descrito acima, a flutuação de fragmentos pulmonares é considerada fase positiva, na terceira etapa da docimasia de Galeno.
E) ERRADO. Flutuação dos pulmões inteiros é considerada segunda fase positiva, e não terceira.
Gabarito do professor: Alternativa D.