LETRA - D
O clima é tropical semiúmido. Basicamente, há duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro.
Influência do El Niño no Brasil
Os impactos do El Niño no Brasil são bastante diversificados, afinal nosso país possui dimensões continentais. Em algumas áreas produz secas extremas, em outras eleva as temperaturas ou pode provocar chuvas intensas em determinadas regiões.
Região Norte: Redução das chuvas no leste e norte da Amazônia, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.
Região Nordeste: Secas de diversas intensidades nas áreas centrais e norte da região, as porções sul e oeste não são significativamente afetados.
Região Centro-Oeste: Não há efeitos pronunciados nas chuvas e na temperatura nessa região. Mas há tendências de chuvas acima da média e temperaturas elevadas no sul do Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste: Não há padrão característico de mudança das chuvas, mas com aumento moderado das temperaturas médias.
Região Sul: Chuvas abundantes acima da média histórica e aumento da temperatura média.
Influência da La Niña no Brasil
Região Norte: Aumentos na intensidade da estação chuvosa na Amazônia, ocasionando cheias expressivas de alguns rios da região.
Região Nordeste: Chuvas acima da média na região, justificando enchentes no litoral nordestino.
Região Centro-Oeste: Não há efeitos pronunciados nas chuvas e na temperatura nessa região,mas há tendências de estiagem.
Região Sudeste: Não há padrão característico de mudança das chuvas e nem na temperatura.
Região Sul: Estiagem em toda região, principalmente no inverno.
GABARITO
d) tropical semiúmido e ocorrência de chuvas acima da média;
O clima é tropical semiúmido com duas estações bem definidas: a chuvosa,de outubro a abril, e a seca, de maio a setembro.
Influência do El Niño no Centro-Oeste: Não há efeitos pronunciados nas chuvas e na temperatura nessa região. Mas há tendências de chuvas acima da média e temperaturas elevadas no sul do Mato Grosso do Sul.
Influência da La Niña no Centro-Oeste: Não há efeitos pronunciados nas chuvas e na temperatura nessa região,mas há tendências de estiagem.
A questão exige do candidato basicamente dois conhecimento: o tipo climático predominante em Goiás, que é o tropical semiúdio, e um dos efeitos do El Niño em Goiás, que analisaremos a seguir.
O ciclo El Niño Oscilação Sul (ENOS) descreve as oscilações de temperatura entre o oceano e a atmosfera no centro-leste do Pacífico Equatorial.
O ciclo El Niño Oscilação Sul (ENOS) possui duas fases opostas:
El Niño: que apresenta temperaturas anormalmente quentes do oceano no Pacífico Equatorial; e
La Niña: que apresenta temperaturas anormalmente frias do oceano no Pacífico Equatorial.
A ocorrência do fenômeno El Niño provoca alterações nas características climáticas em Goiás. Um exemplo de alteração provocada pela ocorrência do El Niño é a ocorrência de chuvas acima da média no estado.
Resposta: D