-
Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.
-
Firewall pode ser definidido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (OU entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum.Explicando de maneira mais precisa, o firewall é um mecanismo que atua como "defesa" de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados. A vantagem do uso de firewalls em redes, é que somente um computador pode atuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada
-
OLÁ PESSOAL!!!!!!!
RESP. CERTO.
FIREWALL
*REGULA O TRÁFEGO DE DADOS ENTRE REDES DISTINTAS;
*IMPEDE A TRANSMISSÃO E/OU RECEPÇÃO DE ACESSOS NOCIVOS OU NÃO AUTORIZADOS DE UMA REDE PARA OUTRA;
*TRABALHA NA FILTRAGEM DE PACOTES OU EM CONTROLE DE APLICAÇÕES.
-
A banca especificou corretamente o conceito para o termo firewall. Em outras palavras, basicamente, o firewall é um sistema para controlar o
acesso às redes de computadores, e foi desenvolvido para evitar acessos não autorizados em uma rede local ou rede privada de uma
corporação.
O firewall funciona como sendo uma ligação entre redes de computadores que restringem o tráfego de comunicação de dados entre
a parte da rede que está "dentro" ou "antes" do firewall, protegendo-a assim das ameaças da rede de computadores que está "fora" ou depois
do firewall. Esse mecanismo de proteção geralmente é utilizado para proteger uma rede menor (como os computadores de uma empresa) de
uma rede maior (como a Internet).
Um firewall deve ser instalado no ponto de conexão entre as redes, onde, através de regras de segurança, controla o tráfego que flui para
dentro e para fora da rede protegida. Pode ser desde um único computador, um software sendo executado no ponto de conexão entre
as redes de computadores ou um conjunto complexo de equipamentos e softwares. Deve-se observar que isso o torna um potencial gargalo para o tráfego
de dados e, caso não seja dimensionado corretamente, poderá causar atrasos e diminuir a performance da rede.
-
Apenas para complementar o que já disseram... Firewall ( que são barreiras de proteção) irá controlar todo o tráfego de entrada e saída dos dados. Uma boa maneira de implementar isso fisicamente é definir um segmento à parte na rede, apenas para os servidores que terão acesso pela Internet. Esse segmento se liga à rede interna por meio de roteador ou do próprio Firemall.
O firewall é uma combinação de Hardware e Software, e tem por caracteristicas: Filtro de enderçamento, Isolamento da rede local com a rede remota, Criptografia, Autenticação...
-

Observe que conforme representação gráfica da figura, o firewall é um dispositivo indispensável à segurança da informação que visa proteger a rede interna de conteúdos maliciosos na rede www.
É a integração de hardwere e softwere, ou um destes em separado para atuar no controle externo de acordo com a política de segurança definida pelo usuário, no caso de um pc individual, ou administrador da rede.

Eis aqui um exemplo de hardwere dedicado de firewall para aplicação em redes de grande porte.
Lembrando que é possível habilitar o softwere firewall na máquina de um usuário individual por meio do painel de controle.
-
quer dizer q não posso ter um firewall em meu computador particular, individual, como vcs explicaram so em rede? questão errada!
-
Adalberto, é possível sim! O Windows disponibiliza este recurso por meio de seu painel de controle.
-
Certo. Existe o firewall como software (Windows Firewall e Linux Squid) e também firewall como hardware. Em ambos, controlam e autorizam o tráfego de informações, por meio de filtros nas portas TCP de conexão com a rede, configurados de acordo com as políticas de segurança estabelecidas.
-
Fernado parabéns pelos seus comentários,pois, tem me ajudado bastante. São simples e objetivos.
-
Firewall não é um software ou um hardware. Trata-se de um conceito. Dentro desse conceito pode-se colocar software, hardware ou ambos.
-
Questão: CORRETA
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.

Representação básica de um firewall
Para compreender melhor, você pode imaginar um firewall como sendo uma portaria de um condomínio: para entrar, é necessário obedecer a determinadas condições, como se identificar, ser esperado por um morador e não portar qualquer objeto que possa trazer riscos à segurança; para sair, não se pode levar nada que pertença aos condôminos sem a devida autorização.
Neste sentido, um firewall pode impedir uma série de ações maliciosas: um malware que utiliza determinada porta para se instalar em um computador sem o usuário saber, um programa que envia dados sigilosos para a internet, uma tentativa de acesso à rede a partir de computadores externos não autorizados, entre outros.
Fonte:http://www.infowester.com/firewall.php
-
Pensei no Proxy.. a casa caiu
-
Também achei que fosse o proxy
-
Q110558
Noções de Informática
Segurança da Informação ,
Ferramentas de Segurança (antivírus, firewall e outros)
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPS Prova: CESPE - 2010 - MPS - Área de Atuação – Administrativa
Texto associado
Firewall é uma barreira virtual que se pode interpor entre uma rede privada e a rede externa e que tem a finalidade de atuar como um mecanismo de segurança que protege os recursos de hardware e de software da rede privada de ataques virtuais feitos por intrusos.
-
FIREWALL - Os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. O FIREWALL é uma espécie de agente da policia federal que fica na área de embarque dos aeroportos filtrando, evitando que as pessoas NÃO AUTORIZADAS entrem no país (computador). Ele analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. O firewall NÃO tem a função de procurar por ataques. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, então, bloqueia as transmissões não permitidas. Dessa forma, atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de informações que existem entre elas, procurando certificar-se de que este tráfego é confiável, em conformidade com a política de segurança do site acessado.
FIREWALL:
IMPEDE O ACESSO NÃO AUTORIZADO AO COMPUTADOR, CONTROLANDO O FLUXO DE ENTRADA E DE SAÍDA DE DADOS.
NÃO É ANTIVÍRUS E NEM ANTISPYWERE
PODE SER UM SOFTWARE OU HARDWARE (NÃO HÁ A NECESSIDADE DE UTILIZAR OS DOIS DE FORMA COMBINADA)
NÃO BLOQUEIA PACOTES INFECTADOS POR VÍRUS
NÃO ANALISA O CONTEÚDO DA MENSAGEM DE EMAIL, EM RAZÃO DISSO NÃO PROTEGE CONTRA PHISHING OU VÍRUS ANEXOS ÀS MENSSAGENS DE EMAIL
______________________________________________________________________________
GABARITO: CERTO
-
Analogia bacana pra não errar mais galera, pense da seguinte forma:
Proxy --> Carteiro (é o intermediário que leva e trás requisições)
Firewall --> Porteiro (é o filtro que permite a entrada e saída das conexões)
Porta de Protocolo --> Apartamento
-
Corretíssima!!!
Firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Eles colocam barreiras entre redes internas protegidas e controladas que podem ser redes externas confiáveis ou não.
-
JOGANDO O JOGO DA CESPE!!!
1} Convém que todo o tráfego da rede passe por firewall, uma vez que a eficácia da segurança proporcionada por esse dispositivo será comprometida caso existam rotas alternativas para acesso ao interior da referida rede.(CERTO)
2} Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa.(CERTO)
3} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis.(CERTO)
4} Firewalls são dispositivos de segurança bastante utilizados, porém não conseguem evitar a contaminação e a propagação de vírus.(CERTO)
5} Filtros de pacotes tradicionais são considerados firewall porque podem executar uma política de filtragem com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar.(CERTO)
6} Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede.(CERTO)
7} Com um firewall instalado em uma estação de trabalho, é possível bloquear todo o tráfego de entrada na máquina com destino a uma porta e liberar todo o tráfego de saída.(CERTO)
8} O firewall é indicado para filtrar o acesso a determinado computador ou rede de computadores, por meio da atribuição de regras específicas que podem negar o acesso de usuários não autorizados, assim como de vírus e outras ameaças, ao ambiente computacional.(CERTO)
9} Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho.(CERTO)
10} Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.(CERTO)
11} Os firewalls protegem os dados armazenados em uma organização contra a ação de hackers e evitam a propagação de vírus digitais em um ambiente.(CERTO)
12} Em um firewall é altamente recomendável a rejeição de pacotes provenientes de uma rede externa que tenham endereço IP de origem da rede interna.(CERTO)
13} Os firewalls podem ser implementados tanto em software quanto em hardware. A necessidade de um tipo ou de outro normalmente é determinada pelo tamanho e pela complexidade da rede que o firewall vai proteger.(CERTO)
[...]
____________
Bons Estudos!
-
Gab: Errado
Um firewall é um dispositivo de uma rede de computadores, na forma de um programa ou de equipamento físico, que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede, geralmente associados a redes TCP/IP.
-
Minha contribuição.
Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram (ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não. (Cespe)
-Não criptografa mensagens;
-Não é antivírus;
-Não é anti-spam;
-Não é anti-spyware;
-Não analisa conteúdo de e-mail.
Fonte: QC/Colaboradores
Abraço!!!
-
Questão: CORRETA
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.