SóProvas


ID
1327072
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O Tratado de Petrópolis foi considerado por Gastão da Cunha e muitos outros como o mais importante de todos os ajustes diplomáticos do Brasil desde a Independência. O Barão do Rio Branco pensava da mesma forma, pois tinha consciência de que se tratava de difícil construção política, que havia requerido excepcional competência no manejo do poder, na dosagem bem proporcionada de força e compromisso.”


(RICUPERO, Rubens.  Rio Branco: o Brasil no mundo  Rio de Janeiro:Contraponto-Petrobrás, 2000, p. 31).

O episódio que antecedeu, a assinatura do Tratado de Petrópolis foi:

Alternativas
Comentários
  • a)

    a proclamação do Estado Independente do Acre por Luís Gálvez.

  • Luis Gálvez Rodríguez de Arias foi um jornalista, diplomata e aventureiro espanhol que proclamou a República do Acre em 1899. Governou o Acre entre 14 de julho de 1899 e 1 de janeiro de 1900 pela primeira vez, e entre 30 de janeiro e 15 de março de 1900, pela segunda e última vez.

  • Em 14 de julho de 1899, o espanhol Luiz Galvez Rodrigues de Árias, financiado pelo governador do estado do Amazonas, José Cardoso Ramalho Júnior, e aliado aos donos de seringais, que se associaram na chamada Junta Revolucionária de São Jerônimo, proclamou a República Independente do Acre. A alfândega boliviana, disse o governador amazonense à época, desfalcara o estado do Amazonas em três mil contos de sua receita, justificando, portanto, o investimento na revolução acreana. A independência do Acre durou oito meses. Em 15 de março de 1900 Galvez renunciou, em presença de navio militar enviado pelo governo federal brasileiro, que agira para assegurar os direitos bolivianos.

     

    Alternativa A.

  • O episódio que antecedeu, a assinatura do Tratado de Petrópolis foi,

    a proclamação do Estado Independente do Acre por Luís Gálvez.