SóProvas


ID
1328908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2006 ratificou a institucionalização da promoção da saúde no SUS. Tal processo revelou, ainda, a importância da análise de situação para a eleição de prioridades e focalização das ações de saúde.


D.C. Malta et al. A política nacional de promoção da saúde e a agenda de atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, 18(1): p. 79-86, 2009.


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

No Brasil, DCNTs são responsáveis pela maior parte dos óbitos e das despesas com assistência hospitalar no SUS, totalizando cerca de dois terços dos gastos com atenção à saúde.

Alternativas
Comentários
  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, e já eram responsáveis por 63% das mortes no mundo, em 2008, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde.

    Seguindo essa tendência mundial, no Brasil, em 2013, as DCNT foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes (SIM 2015).

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/doencas-cronicas-nao-transmissiveis