SóProvas


ID
1328941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

Em todas as cinco regiões geográficas do Brasil, há centros de alta complexidade em oncologia no SUS, chamados de CACON, destinados ao atendimento gratuito em quimioterapia e(ou) radioterapia para os portadores de câncer.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer () descreve a necessidade de se garantir o cuidado integral ao usuário na Rede de Atenção à Saúde de forma regionalizada e descentralizada e estabelece que o tratamento do câncer será realizado em estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Os estabelecimentos de saúde habilitados como Unacon ou Cacon devem oferecer assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento. Esses estabelecimentos deverão observar as exigências apresentadas na  para garantir a qualidade dos serviços de assistência oncológica e a segurança do paciente.

    Rede ampliada

    Existem atualmente 288 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas.

    Cabe às secretarias estaduais e municipais de Saúde organizar o atendimento dos pacientes na rede assistencial, definindo para que hospitais os pacientes, que precisam entrar no sistema público de saúde por meio da Rede de Atenção Básica, deverão ser encaminhados.

  • As Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia podem prestar atendimento nos serviços abaixo descritos:

    I - Serviço de Cirurgia Oncológica;

    II - Serviço de Oncologia Clínica;

    III - Serviço de Radioterapia;

    IV - Serviço de Hematologia;

    V - Serviço de Oncologia Pediátrica.