SóProvas


ID
1328944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

O risco atribuível ao tabagismo como agente etiológico do câncer de pulmão, traqueias e brônquios é bastante alto, o que o torna potencialmente suscetível a medidas de prevenção secundária e terciária em saúde pública.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Considerando a promoção da saúde e os níveis de prevenção segundo Leavell & Clark (1965), risco atribuível ao tabaco, o torna susceptível à promoção em nível de prevenção primária. A prevenção primária corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes.

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade02/unidade02.pdf