- ID
- 1329943
- Banca
- FMP Concursos
- Órgão
- PROCEMPA
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Banco de Dados
- Assuntos
Índices são estruturas de acesso auxiliares que são usadas para aumentar a velocidade da recuperação de registros na resposta de certas condições de busca. Geralmente, as estruturas de índices provêem caminhos de acesso alternativos aos registros, sem afetar a disposição física dos registros no arquivo. Essas estruturas possibilitam um acesso eficiente aos registros a partir de campos de indexação que são usados para construir o índice. Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir.
( ) Um índice primário é um arquivo ordenado cujos registros são de tamanho fixo e contêm dois campos. O primeiro campo é do mesmo tipo de dado do campo-chave de classificação – chamado chave primária – do arquivo de dados, e o segundo campo é um ponteiro para um bloco de disco (um endereço de bloco).
( ) Um índice de agrupamento (também chamado de índice de clustering) fornece um meio secundário de acesso a um arquivo para o qual já existe algum acesso primário. O índice de agrupamento pode ser usado sobre um campo que é uma chave candidata e possui um valor único para cada registro, ou um campo que não é chave, mas que não possui valores duplicados.
( ) Um índice secundário é utilizado para registros de arquivos que estão fisicamente ordenados segundo um campo que não seja o campo chave – o qual não possua um valor distinto para cada registro. O índice secundário aumenta a velocidade de recuperação de registros que tenham o mesmo valor para o campo da chave primária.
( ) Um índice denso possui uma entrada de índice para cada valor da chave de busca (portanto, para cada registro) do arquivo de dados. Um índice secundário, aplicado sobre uma chave candidata, é um exemplo de índice denso.
( ) Um índice esparso possui entradas de índice para apenas alguns dos valores de busca. Um índice de agrupamento (clustering) é um exemplo de índice esparso.
Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência CORRETA.