SóProvas


ID
1330495
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Logística

Tanto para comprar como para fabricar, pode-se usar o conceito do lote econômico. O que este método não leva em consideração é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo DIAS (2010):  A decisão de estocar ou não um determinado item é básica para o volume de estoque em qualquer momento. Ao tomar tal decisão, há dois fatores a considerar:

    1. É econômico estocar o item?

    2. É interessante estocar um item indicado como antieconômico a fim de satisfazer a um cliente e, portanto, melhorar as relações com ele?

    O primeiro fator pode ser analisado matematicamente. Em geral, obviamente não é econômico estocar um item se isso excede o custo de comprá-lo ou produzi-lo de acordo com as necessidades. Também pode ser demonstrado que não é econômico estocar itens quando as necessidades médias dos clientes, ou a média de consumo da produção, tenham um excesso correspondente à metade da quantidade econômica do pedido.

    A questão de saber se devemos estocar um item, embora seja antieconômico fazê-lo, a fim de prestar melhor serviço ao cliente, representa uma decisão mais difícil porque frequentemente é impossível atribuir um exato valor em dinheiro à satisfação do cliente. O problema é que o tempo necessário para comprar e/ou fabricar pode ser maior do que ele deseja esperar. Neste caso, a decisão terá de ser tomada numa base de item por item sobre o custo de fabricação na base de pedido por pedido.

    Quanto deve ser comprado ou produzido de cada vez? Como vimos anteriormente, seção 2.3, dois tipos básicos de custo afetam a decisão sobre o quanto deve ser comprado ou produzido de cada vez. Existem custos que aumentam à medida que a quantidade do material pedido aumenta, porque, em média, considerando consumo uniforme, metade da quantidade pedida estará em estoque. Tais custos são aqueles vinculados à armazenagem dos materiais, incluindo espaço, seguro, juros etc. Existem, também, os custos que diminuem à medida que a quantidade de material pedida aumenta, com a distribuição dos custos fixos por quantidades maiores.


  • Lote Econômico de Compras (LEC) é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição. Para que o LEC seja considerado, ele terá que fazer algumas suposições entre elas: que a demanda e o tempo de entrega são conhecidos e constantes. Ou seja, o LEC parte de um ‘mundo ideal’, ele não considera incertezas (letra a).