O diagnóstico de caso de hanseníase é essencialmente clínico e epidemiológico, e é
realizado por meio da análise da história e das condições de vida do paciente, do exame
dermatoneurológico para identificar lesões ou áreasde pele com alteração de sensibilidade e/ou
comprometimento de nervos periféricos (sensitivo, motor e/ou autonômico).
Item correto, letra "D"
Complementando:
O diagnóstico da hanseníase é realizado através do exame clínico, quando se buscaos sinais dermatoneurológicos da doença.
O DIAGNÓSTICO CLÍNICO é realizado através do exame físico onde procede-se umaavaliação dermatoneurológica, buscando-se identificar sinais clínicos da doença. Antes,porém, de dar-se início ao exame físico, deve-se fazer a anamnese colhendo informaçõessobre a sua história clínica, ou seja, presença de sinais e sintomas dermatoneurológicoscaracterísticos da doença e sua história epidemiológica, ou seja, sobre a sua fonte de infecção.
O DIAGNÓSTICO LABORATORIALA baciloscopia é o exame microscópico onde se observa o Mycobacterium leprae,diretamente nos esfregaços de raspados intradérmicos das lesões hansênicas ou de outroslocais de coleta selecionados: lóbulos auriculares e/ou cotovelos, e lesão quando houver.É um apoio para o diagnóstico e também serve como um dos critérios de confirmaçãode recidiva quando comparado ao resultado no momento do diagnóstico e da cura.
FONTE: Guia para o Controle da Hanseníase/ MINISTÉRIO DA SAÚDESecretaria de Políticas de SaúdeDepartamento de Atenção Básica - Brasília, DF2002