-
HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.
O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online.
-
I - um webmail exige o protocolo POP para receber as mensagens e o protocolo SMTP para enviar as mensagens. FALSO
O protocolo POP é utilizado para transferir as mensagens do servidor para a máquina do usuário. O webmail pode permitir ao usuário manipular sua conta sem descarregar as mensagens do servidor, por meio do protocolo IMAP para realizar as operações solicitadas pelo usuário. Neste caso, não há a necessidade do protocolo POP, apenas do IMAP e SMTP.
II. ao utilizar um programa cliente de e-mail as mensagens podem ser lidas de qualquer computador por meio de um navegador. FALSO
Cuidado com a armadilha. Um programa cliente de e-mail deve ser instalado no computador do cliente para acessar a caixa postal. Ele não funciona a partir de qualquer computador por meio do browser. Esta facilidade está ligada ao Webmail.
III. o MIME é uma norma da Internet para formatação de mensagens que permite o envio de arquivos de qualquer tipo em e-mail“. VERDADEIRO
O MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions – Extensões Multi-função para Mensagens de Internet) é uma forma de padronização para os formatos de mensagens de correio eletrônico. A maior parte das mensagens de e-mail são enviadas pelo protocolo SMTP, que possui limitações, sendo a maior delas uma codificação de caracteres que só consegue trabalhar com os caracteres da língua inglesa. Isto implica em enviar textos sem acentuação, por exemplo. O MIME adiciona funcionalidades, permitindo o envio de outras informações por e-mail, como os caracteres de outras línguas, imagens, sons, filmes e outros tipos de arquivos."
Gabarito: Letra C
Fonte: Apostila Ponto
-
Na verdade, a ideia da pergunta foi boa, era só perceber onde está sendo executado o cliente de email. Por se tratar de um webmail, claramente é executado em navegador, o qual utiliza protocolo de comunicação para ser cliente no momento. Para segurança, é utilizado o HTTPS.
Se a intenção era ser uma pegadinha, pode ter enganado quem realmente não leu claramente a parte de webmail (que foi o meu caso).
-
Achei a questão estranha, a princípio.
Fui direto em IMAP, normalmente utilizado em webmail, e SMTP, para enviar.
-
Ok, mas então não precisamos de nenhum protocolo de correio para ler e enivar as mensagens?
Pra mim a questão está completamente equivocada!