- 
                                Para quem não é assinante: Gab. E) 
 
 
- 
                                Criminologia Geral: Consiste no estudo sistemático da
criminologia, isto é, uma visão ampla e que aborda seus principais aspectos sem
dar um enfoque especial para determinada Escola ou determinado objeto. 
 
 
 
 
 
 Criminologia Clínica: É o estudo criminológico direcionado ao
preso durante o cumprimento da pena que lhe foi imposta. É realizado por meio
da laborterapia prisional, consistindo numa modalidade de prevenção terciária
do delito (volta-se para o preso,
buscando evitar a reincidência).  
- 
                                Copiado e colado do livro do Nestor Sampaio Penteado Filho. 
- 
                                Modalidades/Vertentes da Criminologia:
 
 * Criminologia Geral: Consiste no estudo sistemático da criminologia, isto é, uma visão ampla, abordando seus principais aspectos.
 
 * Criminologia Clínica: É o estudo criminológico direcionado ao preso durante o cumprimento da pena. É realizado por meio da laborterapia prisional, consistindo numa modalidade de prevenção terciária (a única que tem destinatário certo - o preso / objetivando sua ressocialização e com a finalidade de evitar a reincidência).
 
 * Criminologia Acadêmica: Consiste no estudo criminológico com fins pedagógicos e didáticos, fins de ensino (Estudo da criminologia para o concurso / Faculdade / Palestra sobre violência doméstica etc).
 
 * Criminologia Radical: É o trabalho criminológico desempenhado pela escola crítica ou radical (teoria do conflito), a qual atribui ao capitalismo o fator gerador da delinquência (inspiração em Karl Marx).
 
 * Criminalística: É uma disciplina auxiliar das ciências criminais que estuda os vestígios deixados pelo crime através de exames periciais (é o trabalho feito pela polícia científica) - Possui relação indireta com a criminologia.
 
- 
                                A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca de seus objetos. A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da criminologia geral para o tratamento dos criminosos 
- 
                                Não entendo o porquê de não colocar a fonte.
                            
- 
                                Cuidado: a criminologia pode sim colaborar na elaboração/modificação das leis penais... Um exemplo é o  porte ilegal de arma de fogo que era simples contravenção penal, e agora é considerado crime... 
- 
                                Criminologia Clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos PRESOS.   Continue, continue... Não Desista!!! 
- 
                                sem criatividade para fazer questão ..se faz ctrl c ..ctrl v  ...em recorte de livro.. banca M 
- 
                                Criminologia Geral é a criminologia em si, já a clinica é a aplicação da criminologia geral 
- 
                                GABARITO E   1.      Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a.      Clínica:                                                              i.     1º Direção – estuda o crime de forma individualizada. Não se estuda o homicídio, mas sim o homicídio praticado por um delinquente específico. Por essa razão é denominada criminologia descritiva. É tida por microcriminologia, vocacionada à readaptação, ressocialização ou reabilitação do delinquente ao convívio social. Trata-se de uma Criminologia aplicada;                                                             ii.     2º Direção – denominada de Criminologia radical ou moderna. Entende ser a criminologia tradicional/velha como insuficiente para explicar o fenômeno da criminalidade. Consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratar dos criminosos. A criminalidade seria o produto da luta de classes, razão pela qual o estudo do crime deve analisar as estruturas econômicas e políticas em sociedades marcadas pela dominação e poder. Interessa-se muito mais pela reação social do que ao ato delitivo. Sua tarefa não é a de modificar o criminoso, mas sim o Sistema Penal. Tem como adepto Alexandre Baratta. OBS – a Criminologia radical é uma tendência na Criminologia crítica, estruturada a partir da relação entre o crime e a formação econômica-social.  b.     Geral – consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto, de forma a expor conceitos teóricos existentes no campo criminológico (inter e multidisciplinar).   Para haver progresso, tem que existir ordem.  DEUS SALVE O BRASIL. WhatsApp: (061) 99125-8039 Instagram: CVFVitório Facebook: CVF Vitorio 
- 
                                GAB LETRA E   A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.   A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da criminologia geral para o tratamento dos criminosos.   Fonte: MANUAL ESQUEMÁTICO DE CRIMINOLOGIA, Nestor Sampaio Penteado Filho, 7ª edição pág. 27. 
- 
                                Para fins de revisão: Criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca de seus objetos; Criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.   Bons estudos!