SóProvas


ID
1331710
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Os primeiros estudos sobre a vitimologia datam de 1901, tendo como, estudioso do assunto,

Alternativas
Comentários
  • Gab. A)

    "Pax"

  • Hans Gross, no ano de 1901, na Alemanha, tratou sobre a credulidade das vítimas de fraude. Mas a doutrina é uníssona ao afirmar que a vitimologia surgiu com Benjamin Merthon (considerado o pai da disciplina).

  • Para sedimentar o conhecimento:


         Os primeiros trabalhos sobre vítimas, segundo o professor Marlet (1995), foram de Hans Gross (1901). Somente a partir da década de 1940, com Von Hentig e Benjamim Mendelsohn, é que se começou a fazer um estudo sistemático das vítimas. Conforme já se disse, em razão da postura das Escolas Clássica e Positiva, naquela época ao direito penal só importavam o delito, o delinquente e a pena.

         Depois, com o 1º Simpósio Internacional de Vitimologia, de 1973, em Israel, sob a supervisão do famoso criminólogo chileno Israel Drapkin, impulsionaram-se os estudos e a atenção comportamentais, buscando traçar perfis de vítimas potenciais, com a interação do direito penal, da psicologia e da psiquiatria.


    Penteado Filho, Nestor Sampaio.Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

  • No Brasil, a vitimologia surgiu, na década de 70, com trabalhos de dois pesquisadores: Armida Bergamini Mitto e Edgar de Moura Bittencourt.

  • Ferri abordou o direito e ordem jurídica como uma ciência social que deveria ser estudada pela observação da sociedade. Concluiu com suas pesquisas que o objetivo do sistema penal deveria ser a neutralização dos criminosos através da prevenção dos delitos

    Nomes relacionados à Escola Clássica: Beccaria (Cesare Bonesana), Francesco Carrara e Feuerbach.

     Adolphe Quetelet que, considerando a criminalidade como fenômeno normal na sociedade, relacionou-a com fatores climáticos, regionais, pessoais, defendendo a estatística como meio assecuratório de prevenção dos delitos

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/13970/a-criminologia-como-ciencia-do-controle-sociopenal#ixzz3NCkxMQvE

  • Complementando...

    Enrico Ferri Genro e discípulo de Lombroso, foi o criador da chamada “sociologia criminal”.Para ele, a criminalidade derivava de fenômenos antropológicos, físicos e culturais.Ferri negou com veemência o livre-arbítrio (mera ficção) como base da imputabilidade; entendeu que a responsabilidade moral deveria ser substituída pela responsabilidade social e que a razão de punir é a defesa social (a prevenção geral é mais eficaz que a repressão). Classificou os criminosos em natos, loucos, habituais, de ocasião e por paixão (cf. n. 9.3, infra)”
    Francesco Carrara:, foi detentor de excepcional capacidade de sistematização. Foi jusnaturalista, ostentando posicionamento metafísico e admitindo a pena em uma concepção retributiva.
    Adolphe Quetelet.:  desenvolveu as ideias de "homem médio", que foi apresentado como um tipo ideal e abstrato que poderia ser visto como um padrão para análises sociológicas.
    Cesare Bonesana (Marques de Beccaria) Su obra mais importante é (Dos direitos e das Penas).

    Cesare Bonesana, Francesco Carrara e Giovanni Carmignani foram autores da corrente doutrinária Escola Clássica.

  • Na verdade o considerado pai da vitimologia é Benjamin Mendelsohn e não Benjamin Merthon,

     

    "Hans Gross, no ano de 1901, na Alemanha, tratou sobre a credulidade das vítimas de fraude. Mas a doutrina é uníssona ao afirmar que a vitimologia surgiu com Benjamin Merthon (considerado o pai da disciplina)."

     

    Você deve ter se confundido com Robert Merton um dos elaboradores da teoria da anomia.

  • Eu achei essa questão equivocada o pai da vitimologia consagrado na doutrina é Benjamin Mendelsohn. O termo “vitimologia” foi criado em 1945 por ele. Hans Gross trouxe, somente em 1901, um estudo sobre a credulidade das vítimas de fraude. 

    Uma forma de responder seria por eliminação mesmo, e deixando a letra a como "correta". A verdade é que tem questões que temos que responder eliminando as alternativas que vc realmente sabe que são falsas e em seguida as menos absurdas. 

  • Falou em Vitimologia e não tem o Benjamin Mendelsohn ,procura o Hans e pronto.Questão danada.

  • Direito penal ----> Gravar Penas

    Criminologia ----> Gravar os 400 teóricos 

  • VITIMOLOGIA: QUEM A ESTUDOU OU INFLUENCIOU? FOI O MENDELSON E OS DOIS "H´S": HANS GROSS E HETING.

  • Excesso de vírgula gritante nesse enunciado!

  • Os comentários aqui estão um pouco desencontrados. Meu livro diz o seguinte:

     

    "A doutrina atribui a autoria dos primeiros trabalhos sobre vítimas a Hans Gross (1901). Todavia, a gênese da vitimologia se deu após o fim da Segunda Guerra Mundial, a partir dos estudos de Benjamin Mendelsohn, tendo-se como marco histórico a conferência Um horizonte novo na ciência biopsicossocial: a vitimologia (1947), na Universidade de Bucareste, e de Hans Von Henting, com a publicação da obra O Criminoso e sua vítima (1948)".

     

    Natacha Alves de Oliveira - Criminologia - Sinopses para concursos - pág. 126.

  • Gabarito Letra A. 

     

    a) Hans Gross. Com Von Hentig e Benjamim Mendelsohn, é que se começou a fazer um estudo sistemático das vítimas

     

     b) Enrico Ferri. (1856-1929) Escola positiva. Autor da obra Sociologia Criminal (1914), defendeu, em negativa ao livre-arbítrio, o determinismo social, considerando o delito como um fenômeno social determinado por causas naturais;

     

     c) Francesco Carrara. Pertence a escola clássica. Pioneiro na adoção de aspectos do pensamento criminológico, na obra Programa de Direito Criminal, publicada em 1859

     

     d) Adolphe Quetelet. (1796-1864) Criação da estatistica cientifica. Possibilitou o surgimento da estatistica criminal. Concebeu a figura do homem médio.   

     

     e) Cesare Bonesana. (1738-1794) Pertence a escola clássica, autor do livro Dos Delitos e das Penas. 

  • Falou em Vitimologia lembrem primeiro de Hans Gross. caso não tenha lembre de:

    Von Hentig e Benjamim Mendelsohn, é que se começou a fazer um estudo sistemático e por último:

    1º Simpósio Internacional de Vitimologia, de 1973, em Israel, sob a supervisão do Israel Drapkin.

  • A doutrina é uníssona em afirmar que o estudioso e PAI DA VITIMOLOGIA é Benjamin Mendelsohn.

    Sendo definido doutrinariamente HANS GROSS como o pai da CRIMINALÍSTICA.

    Tendo como base a questão, HANS GROSS, foi o "estagiario", que primeiro começou a estudar a VITIMOLOGIA em 1901, e posterior a isso BENJAMIN MENDELSOHN, levou a fama de PAI DA VITIMOLOGIA.

  • Novidade isso pra mim.

    Eu só sabia que Hans Gross estudava a Criminalística.

  • gab A- A doutrina atribui a autoria dos primeiros trabalhos sobre vítim as a Hans Gross (1901).

    Todavia, a gênese da vitimologia se deu após o fim da Segunda Guerra Mundial, a partir dos estudos de Benjamin Mendelsohn, tendo-se como marco histórico a conferência Um horizonte novo na ciência biopsicossocial: a vitimologia (1947) na Universidade de Bucareste, e de Hans Von Henting, com a publicação da obra 0 criminoso e sua vítima (1948)

  • Segundo Marlet (1995) os primeiros trabalhos sobre vítimas foram feitos por Hans Gross em 1901. No entanto, consideramos que a sistematização dos estudos em torno da vítima se deram após a Segunda Guerra Mundial. Benjamín Mendelsohn e Von Henting foram dois grandes pesquisadores que contribuíram para a organização dos estudos sobre a vítima .

  • GAB. A

    Os primeiros estudos sobre a vitimologia = Hans Gross.