-
Gab. D)
"Alta Disciplina"
-
Etapas da vitimologia: 1) Fase de ouro, onde imperava a vingança privada. 2) Etapa em que o Estado assumiu o monopólio da ação punitiva, deixando a vítima em segundo plano. 3) Etapa de redescobrimento da vítima, a partir do 1° Simpósio Internacional de Vitimologia, em Jerusalém/Israel, sob a supervisão do famoso Israel Drapkin. Basta gravar que foi em Israel pelo chileno de nome Israel, como macete. Bom estudo a todos.
-
kkkkkkk. Mais uma para o rol das bizarras da VUNESP. Concurso agora virou revista POP.
-
uma questão como essa avalia conhecimento?! hum...
-
Esse chileno poderia ter um nome mais latino-americano, não? Difícil chutar assim...
-
Concordo plenamente com a Camila A. rsrs
-
Só pra mim que nao cai uma questão dessa rsrsrs.
-
Ele não tem nome de chileno :(
-
Depois, com o 1º Simpósio Internacional de Vitimologia, de 1973, em Israel, sob a supervisão do famoso criminólogo chileno Israel Drapkin, impulsionaram-se os estudos e a atenção comportamentais, buscando traçar perfis de vítimas potenciais, com a interação do direito penal, da psicologia e da psiquiatria.
Penteado Filho, Nestor Sampaio.Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012. (citado pelo usuário EZIQUIEL SOUZA).
-
Tentei resolver analisando o sobrenome nas alternativas, mas não deu certo! kkkkk
Essa prova de fotógrafo da vunesp fugiu um pouco do que geralmente é cobrado nas provas a respeito da criminologia. Foi bem específico tendente a alguns doutrinadores.
-
vargas, valdivia,zamorando ?
-
Tentei resolver analisando o sobrenome desse carinha aí, mas não deu certo!
kkkkkkkkkkkkkkkk
-
Não sabia a resposta. Procurei o nome mais Chileno possível... Errei. kkk
-
Kkkkkk fui pelo sobrenome mais esquisito, deu bom! Kkkk
-
Já sabemos que a Vunesp usa o .Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho.
-
Não é tão famoso assim....ninguém conhece!!! Kkkkk
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk falou tudo J.J Espartano kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Não deveriam mencionar que o cara era chileno...Aí eu acertaria...Droga! kkk
-
Fiquei puto com a questão idiota e chutei pior nome possível... acertei kkkkkk
-
O nome tá no enunciando da questão!!
-
Esse "famoso" que "ninguém conhece" é chileno, logo, você deduz um nome latino (fui no Diego, de Diego Maradona).
-
Gravei dessa forma:
“I” de internacional , foi o “I”srael
“M” de mundial , foi o Mendelsohn
Para diferenciar entre o simpósio internacional e mundial
-
Se fosse pra pensar num nome chileno, jamais pensaria Israel Drapkin kkkkkkk
-
haaaa tá nomes chileno para vunesp mohamed iang, kapascrovit zunick, Waschington, Israel Drapkin...
-
lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to Rindo dos comentários
-
só se for um chileno nascido na Rússia kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Vítimas = Judeus
É só procurar sobrenome ou nome de origem hebraíca. Nesse caso, Israel.
-
Definida como o “estudo científico das vítimas do delito”, a Vitimologia foi pela primeira vez conceituada no ano de 1973, na cidade de Jerusalém, em Israel, durante o 1º Congresso Internacional de Vitimologia, patrocinado pela Sociedade Internacional de Vitimologia, sob a supervisão do renomado criminólogo chileno Israel Drapkin, com repercussão mundial. Neste evento, foram apresentados os principais objetivos desta área de estudo, bem como os pontos de discussão sobre as causas da vitimização, de sua pesquisa e prevenção. A partir disso, passou-se a valorizar a figura da vítima no aspecto jurídico, como forma de resguardar os seus direitos como ‘homem’, com base no Princípio da Dignidade Humana.
-
gb D -
Os primeiros trabalhos sobre vítimas, segundo o professor Marlet (1995), foram de Hans Gross (1901). Somente a partir da década de 1940, com Von Hentig e Benjamim Mendelsohn, é que se começou a fazer um estudo sistemático das vítimas. Conforme já se disse, em razão da postura das Escolas Clássica e Positiva, naquela época ao direito penal só importavam o delito, o delinquente e a pena.
Depois, com o 1º Simpósio Internacional de Vitimologia, de 1973, em Israel, sob a supervisão do famoso criminólogo chileno Israel Drapkin, impulsionaram-se os estudos e a atenção comportamentais, buscando traçar perfis de vítimas potenciais, com a interação do direito penal, da psicologia e da psiquiatria.
Podemos identificar três fases em que se marcaram os estudos sobre a vítima ao longo da história do direito penal.
Na fase do protagonismo, é possível notar a idade de ouro, identificado sobretudo quando tínhamos um sistema de justiça privado (antes da idade média). O crime é concebido como questão particular, doméstica, que somente incube aos seus titulares: criminoso e vítima.
-
GABARITO D
1. Fases da evolução histórica da vítima no cenário do crime:
a. Idade de outro – a marca é o protagonismo da vítima, onde imperava a vingança privada. Se deu desde os primórdios da civilização até a idade média. A vingança privada esteve presente no Brasil até as Ordenações Filipinas (1580-1640);
b. Neutralização – o Estado assume o monopólio da ação punitiva, onde houve subtração e marginalização da vítima do conflito delitivo. Dentre outras, decorreu da necessidade de evitar a “vítima justiceira” de reações ilimitadas de vingança;
c. Redescobrimento – a vítima foi reintegrada na interação com o delinquente e passou a ser objeto de preocupação do sistema penal. Teve início em meados do século XX e repousa em duas vertentes:
i. Político-social – por ocasião da macrovitimização gerada pela Segunda Grande Guerra;
ii. Acadêmica – a partir do 1º Simpósio Internacional de Vitimologia (1973), em Jerusalém/Israel, sob a supervisão do famoso Israel Drapkin.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
Facebook: CVF Vitorio
-
só decorando mesmo!kkkkkkk
-
Eu achei que era Isralense e acertei, depois que vi que era chileno kkkkk Espero que aconteça assim na prova quando não souber
-
Criminologia ou conhecimentos gerais? Muito sem noção essa questão!
-
Acho que todo mundo procurou o nome mais chileno e errou!
kkkkkk
-
Fui tapeado !!!
¯\_(ツ)_/¯
-
INÍCIOU OS ESTUDOS NA DÉCADA DE 40, APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, RELATIVOS A VITIMOLOGIA.
ESPECÍFICAMENTE EM 1971 É DE QUE FOI REALIZADO UM SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM ISRAEL, DE SUPERVISÃO DO CRIMINÓLOGO CHILENO Israel Drapkin, TRABALHO APRESENTADO POR BENJAMIN MENDSON, CONSIDERADO O PAI DA VITIMOLOGIA. FOI ENTÃO QUE A VÍTIMA PASSOU A SER OBJETO DE ESTUDO E RECONHECIMENTO PARA A CRIMINOLOGIA.
gab.D
-
Não basta saber os nomes do brasileiros, tem que decorar dos chilenos tbm. aí é pra acabá
-
No Brasil, o precursor do estudo foi Edgard de Moura Bittencourt, com a obra intitulada "Vítima", de 1971.
-
Deveria ser chamado de Mapuche, para que eu pudesse acertar
-
em Israel, no ano de 1973, ocorreu o 1º Simpósio Internacional de Vitimologia, realizado sob presidência de Israel Drapkin, criminólogo chileno, fato este que impulsionou o estudo e a atenção ao comportamento, com o escopo de se traçar perfis de vítimas em potencial, mediante a interação de outras ciências como o Direito Penal, a Psicologia e a Psiquiatria. Ocorreram outros seminários após este, sendo que em 1991, no Brasil, na Cidade do Rio de Janeiro, foi realizado o VII Simpósio Internacional de Vitimologia
.
-
Isso não tem nem nos PDFs do Estratégia; Fica na margem dos erros.
-
KKK fui por eliminaçao de provaveis nomes brasileiros kkk!! claudio,diego e osvaldo com certeza sao br !!ibrain é mais pra nome de frances e por fim sobrou o gab kkk chute lindo !!! foi o unico jeito de tentar acertar ,pois nao tinha a minima ideia da resposta
-
Procurei o nome menos brasileiro possível e mais diferenciado, deu certo pra mim rsrs.
-
Quando se fala em Vitimologia na minha cabeça só vem um nome: Benjamin Mendelsohn.
-
Em Israel sob supervisão do Israel
Israel²