SóProvas


ID
133306
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere o modo de transmissão de doenças para o homem:

I. Leptospirose: contato com a urina de ratos infectados.

II. Febre tifóide: ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo Salmonella typhi.

III. Febre amarela: picada pelo vetor Aedes aegypti.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A febre tifóide é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada, o mais comum, ou então pelo contato direto com os portadores, através de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a única porta para a sua entrada é a via digestiva.
  • Leptospirose é transmitida para homem pelo contato com a urina de ratos infectados. É uma doença infecciosa febril, de início abrupto, cujo espectro pode variar desde um processo inaparente até formas graves. Trata-se de uma zoonose de grande importância social e econômica. 

    Febre tifoide é uma doença de veiculação pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo Salmonella typhi. É uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se geralmente com febre alta, cefaléia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como Sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarréia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.

    Febre amarela é transmitida pela picada pelo vetor Aedes aegypti. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

    Resposta C

    Bibliografia

    http://portalsaude.saude.gov.br/

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.