SóProvas


ID
1333072
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria

A referência mundial para sistemas de controle interno é o Modelo The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission - COSO, que traz especificações relacionadas a uma

Alternativas
Comentários
  • COSO I - VOLTADO PARA CONTROLES INTERNOS

    COSO II - VOLTADO PARA AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS

     

  • COSO I- Visa obtenção de normas onde abrange toda organização para uma padronização de controle Interno, onde todos os funcionários usam como uma cartilha de acesso a informação. COSO II- Direcionado para o gerenciamento de riscos gerenciais. 

    Esses riscos relevantes para administração. 
  • Letra A.

     

    O COSO I traz uma estrutura voltada para os controles internos e o COSO II foca mais em gerenciamento de riscos,

    embora também considere os controles internos como base para a gestão de riscos. De qualquer forma, por eliminação,

    a única alternativa possível seria a letra A.

     

     

     

    Gabarito: A

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • vimos que o COSO I traz uma estrutura voltada para os controles internos e que o COSO II foca mais em gerenciamento de riscos, embora também considere os controles internos como base para a gestão de riscos. De qualquer forma, por eliminação, a única alternativa possível seria a letra A.

    Gabarito: alternativa A

  • O COSO disponibiliza estruturas conceituais para implementação do controle interno. Um controle interno serve para gerir riscos. Detectar, prevenir e reagir aos riscos.

    Poderíamos eliminar sumariamente as letras B, C e E, já que versam sobre conteúdos de auditoria propriamente dito, enquanto o controle interno não se submete ou é implementado numa auditoria. O auditor apenas o avalia.

    A letra D tem enfoque específico e até poderia se relacionar aos referenciais teóricos de controle interno na área de TI, como é o caso do COBIT- Control Objectives for Information and related Technology, que versa sobre governança e controle interno na área de TI. Mas, é muito específico, não vamos forçar a barra! O mais famoso é o COSO e suas duas principais estruturas conhecidas como COSO I e COSO II de controle interno e gerenciamento de riscos respectivamente.

    Resposta: A