SóProvas


ID
133312
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As ações de procura de casos de tuberculose estão voltadas para os grupos de maior probabilidade de apresentar a doença, quais sejam

Alternativas
Comentários
  • Linfócitos: 880 a 4.000/ml; 22 a 40%
    O resultado deve ser avaliado após 3 a 4 dias da injeção (72 a 96 horas). ... 0 – 4 mm = Não reator: Indivíduo não infectado pelo M. tuberculosis ou com hipersensibilidade reduzida ... entre 0-4 mm e reator aquele com endurecimento de 5 mm ou mais.
    Contagem de células CD4 l entre 500 e 1200 = normal em pessoas seronegativas
  • O PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE, ENTRE AS AÇOES DE PREVEÇÃO DO TB PULMONAR, ESTABELECE A DETECÇAO PRECOCE DOS CASOS NOVOS ATRAVE  DA BUSCA DO SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO OU SEJA INDIVÍDUOS QUE APRESENTEM TOSSEE EXPECTORAÇÃO HÁ MAIS DE TRES SEMANAS.

    DE ACORDO COM O MS 3% DE NOSSA POPULAÇÃO SAO SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIO. QUE DEVEM REALIZAR EXAMES BAAR PARA PESQUISA DE BK.

    BONS ESTUDOS.
  • Os grupos com maior probabilidade de apresentar tuberculose são:
    • Sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse e expectoração por 03 semanas ou mais);
    • Contatos de casos de tuberculose;
    • Suspeitas radiológicas;
    • Pessoas com doenças e/ou condições sociais que predisponham à tuberculose.
  • As fontes de infecção encontram-se, principalmente, entre os doentes bacilíferos, responsáveis pela cadeia epidemiológica de transmissão, que ocorre, na grande maioria das vezes, por via aerógena, em ambientes fechados por meio de contatos íntimos e prolongados. Esses pacientes apresentam habitualmente tosse e expectoração por mais de três semanas e são chamados de sintomáticos respiratórios (SR). Os SR, junto com os suspeitos à radiografia de tórax e com os contatos de bacilíferos, formam a base para a descoberta de casos por meio da demanda espontânea aos serviços de saúde, em países como o Brasil.

    Logo, As ações de procura de casos de tuberculose estão voltadas para os grupos de maior probabilidade de apresentar a doença, quais sejam pessoas com tosse e expectoração por três semanas.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Tuberculose na Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.