SóProvas


ID
1333366
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A fundamentação teórica do Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social está pautada em uma:

Alternativas
Comentários
  • reposta A

  • A ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social

  • O Código de Ética Profissional aprovado em 1993, nos que leva a refletir sobre os princípios éticos que norteiam o projeto profissional dentro do contexto do capitalismo. O primeiro principio estabelece que o assistente social deve pautar sua prática no “reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais”. Barroco (2006) retoma Marx que considera que a liberdade consiste na participação dos indivíduos sociais na riqueza humano-generica construída historicamente. Assim, o projeto ético político que dota a profissão de uma direção social pautada na ontologia do ser social de Marx, permite perceber que não existe nada que não seja social, já que a práxis humana é social. (Tonet).  

  • Letra A - Ontologia do Ser Social

  • GABARITO: LETRA A

    Barroco (2006) retoma Marx que considera que a liberdade consiste na participação dos indivíduos sociais na riqueza humano-generica construída historicamente. Assim, o projeto ético político que dota a profissão de uma direção social pautada na ontologia do ser social de Marx, permite perceber que não existe nada que não seja social, já que a práxis humana é social. (Tonet). Se considerada ontologicamente, a ética pode ser considerada uma atividade que permite ao individuo sair de sua singularidade para estabelecer uma conexão consciente com o humano genérico. Nesse sentido, a ética se constitui como mediadora entre todas as esferas sociais até mesmo aquelas atingidas pela crise do capitalismo conforme apontado por Tonet. 

    Fonte: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/ESTADO_CULTURA_E_IDENTIDADE/ASPECTOS_ETICOPOLITICOPROFISSIONAIS_DO_SERVICO_SOCIAL_E_A_QUESTAO_DA_DIVERSIDADE_SOCIOCULTURAL.pdf

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!