SóProvas


ID
1335199
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Controle Externo

O American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) é o órgão que dá a mais conhecida e respeitada definição sobre Controle Interno. Leia as seguintes afirmações, compatíveis com a definição fornecida pelo AICPA:

I. O controle interno deve dar condições de proteção aos ativos.

II. O controle interno deve promover a eficiência operacional.

III. O controle interno deve estimular a obediência e o respeito às políticas da administração.

IV. O controle interno deve dar condições para obtenção da informação adequada.

Qual(is) afirmação(ões) melhor caracteriza(m) os objetivos do controle interno?

Alternativas
Comentários
  • Objetivos e Características do Controle Interno

    Objetivos do Controle Interno

    Os problemas de Controle Interno encontram-se, na empresa moderna, em todos os seus segmentos: vendas, fabricação, desenvolvimento, compras, tesouraria, etc. O exercício de um adequado controle sobre cada uma dessas áreas assume fundamental importância para que se atinjam os resultados mais favoráveis com menores desperdícios. 
    É impossível conceber uma empresa que não disponha de controles que possam garantir a continuidade do fluxo de suas operações e informações propostos. Por analogia, toda empresa possui controles internos. A diferença básica é que estes podem ser adequados ou não. 
    A função de contabilidade como instrumento de controle administrativo é hoje unanimemente reconhecida. Um sistema de contabilidade que não esteja apoiado em um Controle Interno eficiente e, até certo ponto, inútil, uma vez que não é possível confiar nas informações contidas em seus relatórios. Informações contábeis distorcidas podem levar à conclusões erradas e danosas para a empresa.

    Características do Controle Interno

    Um controle interno adequado é aquele estruturado pela administração e que possa propiciar uma razoável margem de garantia que os objetivos e metas serão atingidos de maneira eficaz, eficiente e com a necessária economicidade.

    Razoável margem de garantia pode ser entendido como medidas de efetividade e a custos razoáveis, estabelecidas para evitar desvios ou restringi-los a um nível tolerável.

    Isso significa que erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos serão evitados e, na sua ocorrência, serão detectados e corrigidos dentro de curto prazo, pelos funcionários, como parte de suas funções habituais. 
    Medidas de efetividade e de custos razoáveis são a decorrência do conceito de comparar o valor do risco ou da perda potencial contra o custo do controle respectivo.

    Controles eficientes permitem cumprir os objetivos de maneira correta e tempestiva com a mínima utilização de recursos.


    http://www.unb.br/administracao/auditoria_interna/artigos/objetivos_e_caracteristicas_do_controle_interno