-
Acho que a resposta está errada, QC confirma aí.
O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, a saber:
1. Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe por que sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades para interferência ou bloqueio. E o chamado conflito latente, que as partes percebem que existe potencialmente.
2. Conflito experienciado: quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. E o chamado conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.
3. Conflito manifestado', quando o conflito é expresso através de um comportamento de interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. É o chamado conflito aberto, que se manifesta sem dissimulação.
FONTE: Gestão de Pessoas: pág. 456 — CHIAVENATO, 2010
-
la·ten·te
(latim latens, -entis)
adjectivo de dois géneros1. Que está oculto, não aparente.
2. Que se não manifesta exteriormente (ex.: calor latente dos corpos).
3. [Por extensão] Dissimulado, disfarçado.
4. [Medicina] Diz-se das doenças que não apresentam sintomas aparentes.
Confrontar: lactente.
"latente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/latente [consultado em 19-11-2014].
-
Gab: E
Conflito percebido (LATENTE) - Ele é percebido, existe potencialmente, mas não declarado.
-
Que ótimo, Andreia Ribas [2015] afirma que no conflito latente: envolvidos percebem a existência do conflito.
-
O gabarito da questão não parece corresponder a linha de pensamento dos autores consagrados sobre o assunto. Vejam a porcentagem de erros.
O gabarito deveria ser a letra A, ratificado pelas argumentações dos colegas.
-
Gabarito E
Tipos de conflitos.
• Conflito latente: não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. Eventualmente nem precisam ser trabalhados.
• Conflito percebido: os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo;
• Conflito sentido: é aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção e forma consciente;
• Conflito manifesto: trata-se de conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
-
Brunella Favarato, seu referencial teórico contradiz o descrito na alternativa E. Esta alternativa afirma que NÃO HÁ consciência da existência do conflito
-
GAB: E
a) CONFLITO EXPERENCIADO
b) CONFLITO MANIFESTO
c) CONFLITO MANIFESTO
d) EM NENHUM MOMENTO A TEORIA AFIRMA QUE HÁ CONFLITOS SEM SOLUÇÃO.
- Conflito percebido/latente: Os envolvidos percebem que existem objetivos diferentes dos objetivos dos outros. Chama-se latente, pois o conflito existe potencialmente.
FONTE: Aulas da profª Kátia Lima + Aulas do profº Cassiano Salim.
-
A questão corresponde à linha de pensamento de Nascimento e Sayed (2012) que afirmam:
a) Conflito latente: Não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. Eventualmente não precisam ser trabalhados.
b) Conflito percebido: Os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
c) Conflito sentido: É aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção e forma consciente.
d) Conflito manifesto: Trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
Fonte: PEZZI, Cíntia Regina. Psicologia Organizacional. Instituto Federal do Paraná. Curitiba, 2012. (p. 90)
-
Estágio II - Cognição e personalização
- a) Conflito latente: Não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. Eventualmente não precisam ser trabalhados.
- b) Conflito percebido: Os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
- c) Conflito sentido: É aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção e forma consciente.
- d) Conflito manifesto: Trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
Fonte: PEZZI, Cíntia Regina. Psicologia Organizacional. Instituto Federal do Paraná. Curitiba, 2012. (p. 90)
-
- A Os elementos envolvidos percebem racionalmente a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas de que ele exista. PERCEBIDO
- B É aquele que já atinge as partes em que há emoção e forma consciente. SENTIDO
- C Trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização. MANIFESTO
- E Não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. LATENTE