SóProvas


ID
1336045
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para determinar a presença de drogas ilícitas e fármacos no organismo, fragmentos de órgãos são coletados e encaminhados para

Alternativas
Comentários
  • Hematologia - é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgão onde são produzidos, como a medula óssea o linfonodo e o baço. Logo, o exame hematológico irá verificar se há alguma alteração no sangue ou em seus elementos específicos. 

    Análise clínica - é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames.

    Exames anatomopatológicos - procedimento médico necessário para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer o estadiamento de tumores, a partir dos estudos à macroscopia, mesoscopia e ao microscópio de amostras de tecidos e órgãos retirados de pacientes.

    Exames citogenéticos - A citogenética humana é um exame que tem como objetivo analisar os cromossomos e, assim, identificar alterações cromossômicas relacionadas às características clínicas do paciente. Esse exame pode ser feito em qualquer idade, até mesmo durante a gravidez para verificar possíveis alterações genéticas no bebê.

    CORRETA: Exames toxicológicos - é um exame indolor capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

  • Análises Toxicológicas não faz parte da Análises Clínicas, embora seja intuitivo pensar que sim.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em exames laboratoriais.

    A) ERRADO. Exames hematológicos são realizados para se pesquisar doenças do sangue, qualitativas ou quantitativas. Não é o objetivo a pesquisa de drogas.

    B) ERRADO. Os exames de Análises Clínicas são popularmente conhecidos como exames de laboratório ou laboratoriais. A especialidade estuda materiais biológicos como sangue, urina, fezes, entre outros e o seu objetivo é indicar, de forma precisa, alterações e disfunções que podem causar ou confirmar suspeitas de doenças. Não é o objetivo das análises clínicas a detecção de drogas e fármacos, e sim avaliar os níveis de marcadores normalmente presentes nos materiais biológicos.

    C) ERRADO. A anatomopatologia ou anatomia patológica é um ramo da patologia geral e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame microscópico de tecidos e células retiradas do corpo mediante biópsia ou outros meios de obtenção de material a ser examinado. Não tem como objetivo a pesquisa de drogas no organismo.

    D) ERRADO. A citogenética humana é um exame que tem como objetivo analisar os cromossomos e, assim, identificar alterações cromossômicas relacionadas às características clínicas do paciente. Não tem como objetivo a pesquisa de drogas no organismo.

    E) CERTO. A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. A toxicologia forense é uma ciência multidisciplinar que busca mostrar a verdade de um fato perante a lei, mas também identificar e quantificar os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos, ou seja, qualquer substância que pode provocar danos ou produzir alterações no organismo, no seguimento de solicitações processuais de investigação criminal, sendo apoiada fundamentalmente na toxicologia analítica. Assim, fragmentos de órgãos (materiais biológicos) seriam submetidos a análises toxicológicas, se o intuito por determinar a presença de drogas ilícitas e fármacos no organismo.

    Gabarito do professor: Alternativa E.
    MARTINI, Natália Hameury. Toxicologia Forense: Perícia criminal post mortem. Portal Educação, São Paulo. Disponível no site Portal da Educação.