SóProvas


ID
1336063
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para estimar o sexo de uma pessoa cuja ossada foi encontrada em bom estado de conservação, deve(m)-se analisar, preferencialmente, o(s)

Alternativas
Comentários
  • O osso do quadril é o mais confiável

  • A identificação do sexo vai muito além das genitálias. O agente precisa observar a forma do sistema do aparelho reprodutor interno. O principal osso para a análise é o osso da bacia / quadril.

  • GABARITO D

     

     

    Cranio e pelve são ossos com caracteristicas muito peculiares para identificação de sexo.

    A mulher por ter a função de dar a luz, o orificio da pelve é mais aberto que a do homem, para facilitar a saída do feto.

     

     

    bons estudos

  • As partes mais importantes para estimar o sexo de uma pessoa são (nesta ordem): Pelve (bacia), crânio, tórax, fêmur, úmero e a primeira vértebra cervical.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.

    A) ERRADO. Os ossos dos pés não são elementos preferenciais na determinação do sexo de um cadáver.

    B) ERRADO. Os ossos das mãos são utilizados principalmente para determinação da idade em jovens, e não do sexo.

    C) ERRADO. A análise do fêmur é mais importante para determinação da estatura da pessoa do que do sexo.

    D) CERTO. A pelve fornece os dados mais abundantes e fidedignos para a estimativa do sexo. De acordo com o dimorfismo sexual, as mulheres possuem um corpo de tamanho menor que o dos homens e, consequentemente, um púbis e toda a pelve geralmente mais delicados e mais leves. No homem, além de existir uma consistência óssea mais forte, com rugas de inserção mais pronunciadas, as dimensões verticais predominam sobre as horizontais; ao passo que, na mulher, dá-se o inverso: o diâmetro transversal supera a altura da bacia. O ângulo sacrovertebral na mulher é mais fechado e saliente para diante que no homem.

    E) ERRADO. Embora o crânio possa ser utilizado na diferenciação do sexo, e é muito importante nesse sentido, a análise das fontanela fornece informações sobre idade do cadáver, e não do sexo.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • GAB: D

    PARA ESTIMAR O SEXO DE UMA PESSOA cuja ossada foi encontrada em bom estado de conservação, deve(m)-se analisar, "preferencialmente", o OSSO DO QUADRIL, verificando o ângulo subpúbico e as aberturas da pelve.