SóProvas


ID
1336183
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Atualmente, o BACEN pode intervir no mercado cambial, apesar do mesmo seguir um regime de câmbio flutuante. Assim, considerando que o Brasil tenha apenas os Estados Unidos como parceiro comercial, a moeda brasileira

Alternativas
Comentários
  • a) tx de câmbio real = e Pext/ Pint  => a desvalorização acontece quando câmbio aumenta. 

    Se ocorrer uma redução do  nível  dos  preços  nos  EUA,  mantida  as  demais  variáveis  constantes, a tx de câmbio irá diminuir, ou seja, valorizar.

    Incorreto.

    b) Tx de câmbio nominal n leva em consideração a relação de preços entre os países. Incorreto

    c) tx de câmbio real = e Pext/ Pint 

    Aumento da inflação doméstica (aumento de Pint) => menor tx de câmbio real => valorização da moeda nacional

    Aumento da oferta de dólares => valorização da moeda nacional

    Não há compensação realizada pelo BACEN.

    Incorreto.

    d) valorização real => menor tx de câmbio => se Pint > Pext, então menor a tx de câmbio real. OK!

    e)  se a taxa de câmbio é flutuante, a msm n varia SOMENTE por intervenção do BACEN.

    Incorreto.


  • a) Errado! Se os preços nos EUA caírem e nada mais mudar haverá uma valorização real da nossa moeda. Os produtos deles ficarão mais atrativos para nós e os nossos ficarão mais caros para eles.

    b) Errado! Valorização/Desvalorização NOMINAL é um movimento exclusivo da taxa de câmbio. As mudanças nos preços aqui e lá fora alteram a taxa real.

    c) É o contrário! Se há inflação aqui, para manter a taxa de câmbio real, é preciso haver uma depreciação cambial, ou seja, uma alta do dólar. Para isso, o Banco Central precisaria COMPRAR dólares no mercado cambial, jogando seu preço para cima.

    d) Correto! Se a inflação aqui for maior que a inflação lá fora e a taxa nominal de câmbio não mudar, haverá como consequência uma valorização da taxa real de câmbio.

    e) Não é somente assim não. A taxa de câmbio pode depreciar mesmo que o Banco Central não faça nada. E mesmo que a taxa nominal se mantenha constante, pode haver desvalorização real pelo simples fato de os preços lá foram subirem mais que aqui.

    Resposta: D