SóProvas


ID
1336204
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um dos fatores que auxiliaram a obtenção de altas taxas de crescimento no Brasil, na época do milagre econômico, foi o correto diagnóstico das causas da inflação.

Nesse sentido a inflação na época foi vista pelo governo como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A. De acordo com Giambiagi et al. (2011), ao assumir o governo em 1967, o general Costa e Silva imprimiu uma mudança na ênfase da política econômica em dois sentidos: 

    1) o controle da inflação passou a enfatizar o componente de custos; e
    2) devido ao diagnóstico da inflação, o combate a mesma foi conciliado com políticas de incentivo à retomada do crescimento econômico (leia-se, política monetária expansionista).
    Com a saída de Costa e Silva, a mesma orientação de política econômica foi mantida no governo Médici (1969-1973). Ainda segundo o autor, a fase do milagre foi favorecida pela política monetária adotada: expansão dos meios de pagamentos e do crédito.
  • (a) Certo. Inflação passou a ser vista em sua maior parte como de custos (diferente do PAEG). Foram feitos incentivos para a demanda como expansão do crédito.

     

    (b) Errado. O controle e achatamento do salário mínimo de fato existiu para não se criar uma inflação de demanda, mas isto não configou a inflação de demanda como principal componenete da inflação.

     

    (c) Errado. Inflação estrutural é um caso particular da inflação de custo que ocorre pela ineficiência da infraestrutura do país. O que ocorri era um fraco desempenho das emresas devido aos altos custos impostos pela política do PAEG e o fraco desempenho da agricultura.

     

    (d) Errado. A inflação inercial passou a ser significativa na década de 80 com a economia toda indexada.

     

    (e) Errado. Não houve nenhuma grande desvalorização cambial no período.

     

    Gabarito oficial (a).