SóProvas


ID
1338916
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A falta de ética no serviço público não tem nada a ver com legalidade, uma vez que a ética não é regra imposta por lei e sim padrões estabelecidos pela sociedade. Sobre tal afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A falta de ética no serviço público não tem nada a ver com legalidade, uma vez que a ética não é regra imposta por lei e sim padrões estabelecidos pela sociedade. Sobre tal afirmativa, assinale a alternativa correta.

    c) Está correta, uma vez que a máxima da ética pode ser entendida como "faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você".

  • o que dizer do decreto decreto 1171 de 22 de junho de 1994, que Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e a questão é de ética na administração pública e não de valores próprios ou filosóficos. Discordo da resposta da banca, poderia ser anulada a questão.


  • Segundo o prof. Igor Moreira, a Ética no Serviço Público está tipificada. Está na lei. E não poderia ser de outro modo. Assim, o administrador não poderia impor regras de ética se estas não constassem na lei.As normas que regem a ética no serviço público estão um tanto quanto esparsas. As regras de éticas que os servidores públicos devem seguir tomam como base os seguintes diplomas legais: o Decreto 1.171/94, a lei 8.112/90, e a lei8.429/92. Isto posto, não concordo com a banca!


  • essa questão fala em legalidade, entretanto nenhuma alternativa fala dos dispositivos legais que existem.

  • II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    D 1171  Capitulo I  Inciso II

    não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Dizer que "A falta de ética no serviço público não tem nada a ver com legalidade" é tentar amenizar atos de corrupção.

     

  • Essa questão ficou ridícula. Afirmar no comando que a ética não tem nada a ver com a legalidade. A existência de um código de ética significa que existe alguma relação entre a ética e a lei.

    Agora, é extremamente subjetivo afirmar que a ética pode ser resumida como o aforismo "faça ao outro o que deseja que seja feito com você". Se a ética é um campo de estudo e discussões sobre a moral, não existe necessariamente um consenso sobre o que seja ética. Isso é algo que está em aberto podendo ser modificado ao longo do tempo.

  • É a questão mais ridicula que já vi

  • Acho que viajei mais com a banca. Tive o seguinte raciocínio: a ética não estaria ligada ao princípio da legalidade, mas sim ao da moralidade. Daí a alternativa está correta, mas, concordo que dizer que ética é "faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você" é  completamente equivocado, pois o servidor só pode fazer aquilo que está previsto em lei.



  • matutei muito sobre a essa questao, e entendi o que a banca quis dizer,  etica difere da legalidade, ja que aquela é algo inerente da sociedade, nao tem como mudar isso de uma pessoa, muito menos de uma sociedade, ja a legalidade é diferente , ela esta ligada a  cumpri a leis , fazer o que é certo..

  • questão ridícula. se compararmos as letras C e D, veremos q elas dizem a mesma coisa, de forma diferente. deveria ter sido anulada

  • Questão ridícula.

  • Deve valer para a própria banca, que faz concurso com 10.000 vagas e não chama ninguém.... Uma das piores bancas do país sem dúvidas!

  • Que banca lixo! Talvez a pior.

    Se tem até legislação sobre ética, a questão considera correto que "a ética não é regra imposta por lei e sim padrões estabelecidos pela sociedade". Brincadeira!

  • Repreenda, Senhor, essa banca torpe. gab C . ( improvável)

  • Não entendi o motivo de tanta ira. Existem questões ridículas dessa banca, mas esta não achei. Ética não pode ser subjetivo, se pensar na coletividade dá pra ver a diferença entre a C e D. A D torna a ética uma coisa pessoal individualizada, assim como a E. E ética não é regra, não existe ligação com legalidade pois não há uma norma. 

     

    "faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você" não é um conceito pessoal, mas sim algo que todos entendem como um padrão de comportamento geral. 

     

    Reitero que a Quadrix tem muita questão mal formulada, vide lei 8666, mas não achei essa.

  • Essa banca é campeã de questões incontroversas, contestáveis, duvidosas e mal redigidas.

  • Que questão é essa, pae?

  • Fiquei confusa. Mas quando vi a banca(lixo) entendi tudo!!! 

  • Questão muito mal elaborada! Está na hora de melhorar Quadrix!!!

  • Olá! Li a questão e tentei achar uma lógica para a resposta correta. Lembremos que não adianta julgar a banca. Precisamos acertar questões e passar no concurso (infelizmente!). Então vamos lá!!!!

    Pensemos no famoso Kant e a antiga versão da Regra de Ouro, ditada pelos Mestres: "Faça para os outros o que você gostaria que fizessem a você."

    Para não ficar um "copia e cola" muito escancarado, Kant adaptou a frase para "Faça para os outros o que gostaria que todos fizessem para todos." com a finalidade de introduzir a ética a sua obra filosófica.

    Basta adivinhar o que a banca quer que você responda. :(

     

    a) ética é uma ciência que se utiliza da cultura para fins de estudos e investigações relacionadas ao comportamento humano. - A ética é uma disciplina teórica sobre uma prática humana, que é o comportamento moral... (COTRIM, 2004, p.264); Com o filósofo grego Aristóteles a ética passou a ser a “ciência do moral”. Resumindo: ética é um conjunto de argumentos que são utilizados pelos indivíduos para justificar suas ações. Resumindo: MORAL - comportamento / ÉTICA - reflexão, estudo.

    b) a falta de um código de ética no serviço público deixa o servidor a serviço do "livre arbítrio". - Valor da Legalidade – impõe ao servidor público o dever de atuar de acordo com o que a lei determina. Não tendo código de ética, existem outras leis. No exercício da função pública não há livre arbítrio! 

    d) os padrões éticos diferem de um indivíduo para o outro, mesmo dentro de uma mesma sociedade. - MORAL é subjetiva, cultural, temporal e multável. ÉTICA é ciência, objetiva, universal e imutável. Vamos pensar  moral como algo pessoal, cultural e que pode mudar com o tempo (Ex.: Dar lugar a um idoso na cadeira comum a todos, mesmo tendo um assento reservado para ele láaaa na frente). Ética seria o estudo da moral.

    e) a ética, tal como o juízo de valor, é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, baseado num ponto de vista pessoal. - JUÍZO DE VALOR é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal. ÉTICA estuda, não julga.

    Foi complicado, mas tentei pensar com a "cabeça" da banca... kkkkk

     

  • Como assim "A falta de ética no serviço público não tem nada a ver com legalidade"?

    O agente público é compelido a agir em conformidade com a lei e, consequentemente, a ética no serviço público vai nortear o seu comportamento que sempre estará condicionado ao que a lei determina.

    .

     

  • Conte-me mais sobre como podemos inventar códigos de ética que contrariem a lei. ¬¬

  • Sério que o gabarito é a letra "C"??? Caramba, no mínimo estranho.  o_0

  • É, Sério? Isso? Terceira questão bizarra que encontro de ética dessa Banca... 

  • #QuadrixCheiraPedra

  • Bate um desespero quando é essa banca que vai fazer a prova do seu concurso!

  • Indago a seguinte pergunta: já que a ética, conforme a respectiva banca, não está atrelada à legalidade, então porque os códigos de ética existem se podem deixar de serem cumpridos pelos agentes públicos ? banca sem noção!!! 

  • isso é a definição de moral!!!!!!!!! "uma vez que a MORAL não é regra imposta por lei e sim padrões estabelecidos pela sociedade" que banca tosca

  • Banca e questão ridículas

  • Segundo a Quadrix devemos deixar de ler o código de ética e ler a Bíblia pra passar no concurso.
  • Acho que a maioria dessas questões antigas da Quadrix não servem mais para estudo, especialmente as que se baseiam em doutrinas. A banca só deu uma ligeira melhorada esse ano.

    A Quadrix deve ter percebido que estava fazendo com os candidatos "o que não gostaria que fizessem com ela". XD

  • só podia ser essas bancas de merda, quadrix é uma delas

  • ???? (Achei isso em um pdf)

     

    Princípios Éticos Candidatos

     

    1.Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você.

     

    2. Se uma ação não é correta para todos adotarem, então não é correta para ninguém (se todos fizessem isso, a organização ou sociedade poderia sobreviver?) 

     

    3. Se uma ação não pode ser tomada repetidamente, então não é certo que ele seja tomada em momento algum (uma vez tendo começado a descer uma caminho escorregadio, talvez não possa mais parar) 

     

    4. Empreenda uma ação que alcança o valor mais alto ou maior. Você pode priorizar valores em uma ordem gradual e entende as conseqüências dos vários cursos de ação 

     

    5. Empreenda uma ação que produza o menor dano ou tenha o menor custo potencial 

     

    6. Presuma que praticamente todos os objetos tangível e intangíveis pertencem a alguém (não existe almoço grátis)

     

     

    FONTE: http://www.ufpa.br/srbo/Disciplinas/CBSITES/Aulas/Aula04.pdf

  • É um resumo do conceito ético kantiano.Letra C

  • odeio essa banca .faz questão complexa e pre compreta agora ta emitando o cesp fala sério 

  • Onde eu encontro um conceito desse pra me apoiar? Isso é muito subjetivo acfff

  • 67% que erraram, mas na verdade acertaram.

    Ética, Moral e Legalidade: Triangulação perfeita no serviço público.

     

    Afirmar que a falta de ética não tem relação com legalidade e/ou moralidade é demais, viu!

  • A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos e embora haja a ética normativa, consubstanciada pela presença dos próprios Códigos de Ética Profissional, tendo com insumo o caráter deontológico. Mas, ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

    "NINGUÉM PODE SER COMPELIDO A SER ÉTICO"

  • Acredito q essa questão esteja errada. Afinal, padrões estabelecidos pela sociedade são os valores morais e não éticos.

  • A falta de ética no serviço público não tem nada a ver com legalidade, uma vez que a ética não é regra imposta por lei e sim padrões estabelecidos pela sociedade.