SóProvas


ID
1339435
Banca
VUNESP
Órgão
IMESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de injeções por via intramuscular em pacientes adultos idosos, com pouca massa muscular, para minimizar a dor, a irritação local da pele e impedir a saída do medicamento, de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP), a técnica atualmente recomendada é chamada de

Alternativas
Comentários
  • alguem poderia explicar sobre o assunto em questão?

  • De acordo com PRADO (2002) esta técnica de aplicação para injeções IM é indicada quando medicações irritantes, como o ferro, podem infiltrar-se para tecidos subcutâneos e pele, inclusive manchando esta última.

    Após aspiração do volume correto de medicação e uma bolha de ar de 0,3 a 0,5ml, substituir a agulha utilizada para aspirar a medicação. Procede-se, assim, para proteger a pele de qualquer medicamento existente na agulha.

    Depois disso, coloca-se o paciente em decúbito ventral preferencialmente.

    Nesse método, escolhe-se o local e, a seguir, puxa-se firmemente a pele para a face externa da nádega.

    O local da injeção é reexaminado e limpo com solução desinfetante e, a seguir, introduz-se uma agulha em um ângulo de 90° até a profundidade desejada.

    Puxa-se, então, levemente, o êmbolo para determinar se agulha penetrou em algum vaso sanguíneo. Caso não apareça sangue, a solução é lentamente injetada. Após injetar a solução, aguarda-se 10 segundos, para permitir que a medicação se disperse no interior do músculo e também para que haja relaxamento muscular.

    Retire a agulha após esse tempo, e remova sua outra mão do local, liberando o tecido. Fazer massagem após aplicação para evitar hematoma.

    De acordo com PRADO (2002), esse método em Z faz com que a agulha, ao ser tracionada, faça uma alteração no seu trajeto de saída, mantendo a medicação no interior do músculo e prevenindo, assim, infiltração de drogas irritantes nos tecidos adjacentes.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/26288/tecnica-em-z#ixzz3aDDp6eFb

  • Região ventrogluteal ou local( técnica ) hochstetter

    Hipodermóclese = via subcutânia

  • O método na Técnica em Z impede a saída do medicamento.

    Hochstetter = é o local (ventro-glúteo), que não é compatível com o que se pede no enunciado.

    hipodermólise.- tipo de via que permite grandes volumes, VIA SUBCUTÂNEA.

  • COMENTÁRIOS

    O uso da técnica em Z é recomendado para administrar injeção IM, para minimizar a irritação local da pele, uma vez que esta técnica bloqueia o medicamento dentro do tecido muscular.

    RESPOSTA: C.

  • Técnica em Z ou trilha em Z - técnica ideal para evitar o refluxo do medicamento para a camada subcutânea, evitando o aparecimento de nódulos doloridos por reação inflamatória, principalmente no caso de aplicações feitas com soluções oleosas e à base de ferro como Noripurum, este podendo deixar manchas escuras na pele.

    Para a técnica em Z o enfermeiro seleciona uma região para IM, preferencialmente um músculo grande e profundo, como o músculo ventroglúteo e dorsogluteo.