-
Sommerville (2011, p. 70) caracteriza que as etapas do processo de elicitação e análise de requisitos são: Descoberta de requisitos, Classificação e organização de requisitos, Priorização e negociação de requisitos e Especificação de Requisitos. Creio que estas atividades, embora não sejam iguais em nomenclaturas, correspondem à descoberta, refinamento, modelagem e especificação do software. OU seja, primeira parte da questão OK!
Sommerville (2011, p. 59) define requisitos funcionais como declarações de serviços que o sistema deve fornecer, de como o sistema deve reagir a entradas específicas e de como o sistema deve se comportar em determinadas situações. Podem explicitar ainda o que o sistema não deve fazer. Já requisitos não funcionais correspondem às restrições aos serviços ou funções oferecidos pelo sistema. Segunda parte da questão também está correta.
Bons estudos.
-
Silas, o que mais me intriga é a MODELAGEM de software. Por isso marquei E.
-
Esse termo modelagem está estranho. Pra mim modelagem é parte do projeto!!!
-
Talvez esta questão não esteja baseada no Sommerville. MODELAGEM bagunçou a questão.
-
O termo MODELAGEM vem do Pressman, o capítulo 6 fala só disso, modelagem de requisitos.
Fala também que os requisitos especificam o software. Isso tudo junto torna a 1ª parte da questão verdadeira.
-
Diagrama de Caso de Uso é modelagem e é utilizada na disciplina de requisitos.
-
E quanto à especificação? Não seria ela fase destacada da etapa de Elicitação e Análise segundo Sommerville?
Acredito que a banca tenha utilizado o termo como sinônimo de Engenharia de Requisitos, o que a meu ver é um erro.
Acertei a questão entendendo que o queria ser cobrado do candidato era a definição de requisitos funcionais e não-funcionais, mas a primeira assertiva é sem dúvidas muito duvidosa.
-
Refinação de requisitos? essa palavra deixou a questão confusa.
-
Segundo Pressman, Elaboração inclui refinamento das informações obtidas na etapa anterior, com a inclusão de modelagens de cenários de interação do usuário com o sistema e modelagem das classes envolvidas, bem como a relação entre elas.
Comparando as fases de Sommerville com Pressman, a fase de Elicitação e Análise equivale às fases de Levantamento, Elaboração e Negociação de Pressman.