Gabarito A
No contexto dos sistemas operacionais, a paginação da memória do computador é um processo de virtualização da memória que consiste na subdivisão da memória física em pequenas partições (frames), para permitir-lhe uma utilização mais eficiente. As frames da memória física correspondem a páginas de memória virtual. A alocação de memória é requisitada por páginas, a menor unidade deste método. Cada página é mapeada numa frame de memória através de um processo que chama paginação.[1]
A paginação é implementada normalmente por unidades dedicadas de hardware integradas nos processadores. No caso dos processadores da família Intel x86, esta funcionalidade está atribuída à MMU. A paginação é obtida através de consulta a tabelas que relacionam os endereços lineares das páginas de memória com os endereços físicos das frames de memória respectivas.
Neste sistema, cada processo no computador tem a sua própria tabela de páginas, em que a cada endereço virtual corresponde o endereço físico em que a informação está efectivamente armazenada. Visto que a informação está dividida em pequenas unidades, o seu armazenamento não tem de ser necessariamente sequencial, o que elimina a fragmentação externa da memória.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !