O Transport Layer Security (TLS), assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL), é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados.
O protocolo de segurança da camada de transporte é baseado no protocolo SSL versão 3.0 (Secure Socket Layer).
A meta primária do protocolo de TLS é fornecer privacidade e integridade na comunicação de dados.
Ele é composto por: Protocolo de registro TLS e Protocolo de autenticação/reconhecimento (handshake) TSL.
O protocolo de registro é a base da camada de transporte fornecendo segurança na conexão possuindo para isto duas propriedades básicas:
- A conexão é privada. É utilizada a criptografia simétrica para codificar informações. (ex: DES (DES)) As chaves para este tipo de criptografia são geradas exclusivamente para cada conexão e está baseado numa negociação secreta com um outro protocolo (como o de autenticação). O protocolo de registro também pode ser usado sem cifragem de dados.
- A conexão é segura. O transporte da mensagem inclui uma mensagem cheque de integridade (MACMessage Authentication Code - Código de autenticação de mensagem). O protocolo de registro pode operar sem um MAC, mas somente enquanto outro protocolo é usado pelo protocolo de registro como um transporte para negociar parâmetros de segurança.
O protocolo de registro TLS é usado para englobar outros níveis de protocolo mais altos. Deste modo, o protocolo de autenticação/reconhecimento TLS permite ao servidor e ao cliente se autenticarem e negociarem um algoritmo de cifragem e chaves de criptografia antes da transmissão ou recebimento do primeiro byte de informação.
O protocolo de autenticação/reconhecimento TLS assim como o de registro, fornece segurança na conexão e três propriedades básicas:
- A identidade das partes (servidor/cliente) pode ser autenticada usando senhas públicas ou privadas e criptografia. Isto pode ser opcional mas é geralmente requerida por uma das partes.
- A negociação feitas pelas partes é segura. A chave fica indisponível para terceiros que não podem obte-la mesmo que tentem faze-lo no meio da conexão.
- A negociação é segura. Ninguém pode interferir na comunicação sem ser descoberto pelas partes que estão conectadas.
Discordo que SSL seja da camada de transporte. E trago fonte:
[2] Efetivamente, trata-se de uma nova camada colocada entre a de aplicação e a de trans-porte, aceitando solicitações do navegador e enviando-as ao TCP para transmissão ao servidor. Depois que a conexão se-gura é estabelecida, a principal tarefa do SSL é manipular a compactação e a criptografia.
Fonte:
[1] Tanenbaum, Redes, 5ed