SóProvas


ID
1341469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Quando a ervilha estiver enlatada, etiquetada e encaixotada, é considerada produto acabado, pois trata-se de itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha escrota. 

    Produtos Acabados: Os produtos acabados (PAs) são aqueles já prontos e cujo processamento foi completado inteiramente. Constituem o final do processo produtivo e já passaram pelas fases de MPs, materiais em processamento, materiais semiacabados e materiais acabados ou componentes.

    Matérias-I primas --------->  Materiais em processamento -------->  Materiais semiacabados ------> Materiais acabados 

    A classificação dos materiais em do seu fluxo.

    Assim, os materiais são classificados em função do seu estágio no processo produtivo da empresa. À medida que passam pelas diversas etapas do processo produtivo, vão sofrendo acréscimos e alterações que provocam a sua  forma. gradativa diferenciação até se tornarem PAs. Assim, para que haja um PA, ele  deve ter passado pelos estágios de MP básica, material em processamento, : material semiacabado e material acabado,



    FONTE: Chiavenato

  • Ainda não entendi o erro.

  • Acredito que o erro esteja na relação de causualidade entre o produto ser considerado acabado por ter sido produzido, porém não vendido. O produto acabado é aquele que já concluiu o seu processo produtivo, podendo já ter sido vendido, ou não.

  • E.  se esta etiquetada indica que o produto não é acabado e sim que já está em ponto de venda, ou seja, produto disponível. 

    http://www.grancursos.com.br/novo/upload/LUIS_20110526151231.pdf

  • O erro foi qual?


    Resumindo, sem resposta
  • Apesar de do comentário correto de Ana Beatriz, passei vários minutos e não entendi concretamente o erro da questão.

  • o ponto é informar onde está o produto. A questão não trouxe isso, portanto, não há como afirmar  se é produto acabado ou não. POde ser material acabado, por exemplo.

    Se estiver no DEPÓSITO, ai sim, posso afirmar que é acabado.

  • o material está acabado, mas falta o processo de cura do alimento, assim não poderia ser destindo ao consumidor final.

  • Segundo DIAS, "produtos acabados são itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos. " Pág. 15 Princípios, conceitos e Gestão, 6ª edição.

    Acredito que o fato dessa empresa produzir e distribuir para uma grande rede varejista no Brasil, já configura como produto vendido. E consequentemente não enquadra como produto acabado. Se estiver equivocada, alguém me esclareça por favor.

    Já indiquei para comentário, indiquem tbm!!

  • Produto Acabado é aquele que já está finalizado, terminado ou completo.

     

    É possível diferenciar, neste sentido, entre aquilo que está acabado e aquilo que se encontra em desenvolvimento ou ainda continuará a ser alterado com algum fim.

     

    A questão, hora nenhuma, falou que o produto estava preparado para a venda. Assim não se pode afirmar que ele está ACABADO, pois apesar de estar enlatado, etiquetado e encaixotado, ele ainda pode passar por algum processo interno, como uma checagem final por exemplo.

     

  • R: CESPE E SUAS CESPISES.

     

    Produto final ou acabado é aquele que respresenta o obejtivo final da organização, estando pronto para COMERCIALIZAÇÃO. Fonte: Renato Fenili - Adm. de recursos materiais e patrimoniais para concursos. (2014, pag. 44)

     

    O estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos. Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio Dias, 2010, 5ªed. p. 23

  • Verdade, Henrique. Imaginem em produto sob encomenda, ele poderá estar  :enlatada, etiquetada e encaixotada e VENDIDO,

    ERRO DA QUESTÃO:  pois trata-se de itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos.

  • Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

    A partir da situação hipotética acima (!!!!!!!) e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

    Quando a ervilha estiver enlatada, etiquetada e encaixotada, é considerada produto acabado (ERRADO! Tem que estar no depósito para a guarda de produtos prontos! Pelo visto, ela foi enlatada, etiquetada e encaixotada, mas não foi transportada; e sei lá mais o quê...), pois trata-se de itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos. (essa parte eu acho que tá até certa! Depois que ele é vendido, só acaba!!!!!!!)

    olha a outra:

    Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

    A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

    Considere que a empresa tenha decidido aumentar o estoque de matéria-prima de pêssego de 500 quilos para 1.000 quilos ao mês. Nesse caso, é correto afirmar que essa decisão implica necessariamente a ampliação do espaço para estocagem desse produto (lá tem um depósito de grande capacidade para a guarda de insumos ao processo produtivo!!! Não fala o tamanho!! Vai que ele cabe 2 toneladas!! Portanto, não se pode inferir isso!!), de modo a não permitir que faltem produtos para o atendimento aos clientes.

    Só usei essa outra, mais fácil, para corroborar com o alerta quanto ao comando da questão:

    A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

  • Erro estar em dizer que não foram vendidos, pois os produtos acabados PODEM ou NÃO ser vendidos.

  • Gab. C

    Questão de 2008 mais elaborada que muitas atualmente.

    Apesar de a ervilha estar enlatada, etiquetada e encaixotada, não é possível inferir que o produto já está sob sua forma final, prontos para serem comercializados ou entregues, podendo ainda ser produto em processo!

    De fato, é muito comum, no processo industrial, que alimentos já enlatados passam pelo processo autoclave para garantir o cozimento do alimento dentro da própria embalagem e assegurar o alto valor nutricional. Depois de auto clavado, os alimentos são resfriados e armazenados para a distribuição.

    Logicamente não é necessário saber os pormenores desse processo industrial, mas analisar que não nos são apresentados dados suficientes para garantir que o produto esteja na sua forma final.

    Segundo PETRÔNIO, produtos acabados são "os materiais, agora já sob a forma de produto final, prontos para serem comercializados ou entregues, caso tenham sido feitos sob encomenda." 

    Leitura complementar: https://betaeq.com.br/index.php/2020/10/02/producao-dos-alimentos-enlatados/

  • GAB:ERRADO

    SE AINDA NÃO FOI VENDIDO NÃO É PRODUTO ACABADO