Item correto, letra "E"
Esclerose múltipla (EM) pode ser definida como uma doença crônica do sistema nervoso central, disseminada no tempo e no espaço, caracterizada por inflamação, desmielinização e lesão axonal.
Sua etiologia permanece desconhecida, mas a hipótese mais aceita é que seja uma doença auto-imune, heterogênea e complexa, em que fatores genéticos e ambientais contribuem igualmente para seu início e evolução. Predomina o conceito de que a imunidade celular – linfócitos T CD4 auto-reativos aos antígenos da bainha de mielina/oligodendrócitos – seja a responsável pelo início da resposta inflamatória que leva à destruição da mielina. Entretanto, um número crescente de evidências sugere que linfócitos B e T CD8 também estejam envolvidos na fisiopatologia da lesão desmielinizante.
As teorias vigentes para a ativação/desregulação dos linfócitos T auto-reativos são: o mimetismo molecular entre antígenos bacterianos e virais, a perda de mecanismos regulatórios da resposta imune e possíveis defeitos do órgão alvo (mielina).
Esclerose Múltipla (EM)
A Esclerose Múltipla (EM) é considerada uma doença autoimune, inflamatória e desmielinizante do Sistema Nervoso Central (SNC), com etiologia desconhecida, ainda que existam evidências de causas multifatoriais.
Afeta a substância branca do sistema nervoso central, podendo ocorrer múltiplas lesões espalhadas ou acometer grande região do encéfalo e medula espinhal. As lesões ocorrem por conta da destruição da bainha de mielina dos neurônios, levando, assim, a uma deficiência na condução motora.
Ela é a patologia desmielinizante mais comum do sistema nervoso central. É uma doença autoimune em que as células T ativadas atravessam a barreira hemato-encefálica para iniciar uma resposta inflamatória, que conduz à desmielinização e lesão axonal. Os principais mecanismos responsáveis pela iniciação da doença ainda são desconhecidos.
A presença de ataxia ( perda ou irregularidade da coordenação muscular ) sempre estará relacionada com vertigem, diplopia, distúrbios motores e outros. No começo do quadro alguns pacientes têm queixas vagas como fadiga e mal-esta